Abstract:
A principal motivação desta pesquisa foi a necessidade de se buscar pistas para que o Colégio São Francisco Xavier, da Rede Jesuíta de Educação básica, atento ao seu contexto e a partir dos desafios atuais, possa seguir em seu caminho de inovação, buscando que sua prática educativa seja efetivamente integral e integradora, segundo a tradição educativa jesuítica. O objetivo geral foi compreender como se manifesta o aspecto humanístico nos documentos da área educacional da Companhia de Jesus bem como na percepção dos docentes, alunos e dos egressos, de modo a proporcionar uma reflexão que possibilite ao Colégio São Francisco Xavier construir um caminho que seja coerente com esses princípios e ao mesmo tempo em diálogo com o contexto educacional atual. Em termos metodológicos, o trabalho se identifica como qualitativo, tendo utilizado questionários com professores, estudantes e egressos do Colégio São Francisco Xavier, além da pesquisa documental como instrumentos de coleta de dados. A partir do desenvolvimento deste trabalho, percebe-se que a instituição se encontra em um caminho promissor no cumprimento de sua missão. Um exemplo disso é o seu empenho em implementar as orientações do PEC – Projeto Educativo Comum (RJE, 2016), o que possibilitou uma ampla renovação das práticas educativas, do currículo e até mesmo dos ambientes físicos do colégio. Entretanto, também se concluiu que existem aspectos pertinentes a serem observados com atenção para que o colégio permaneça avançando em sua proposta de aprendizagem, como promover uma gestão cada vez mais participativa, realizar uma reflexão séria e aprofundada sobre o currículo escolar, e operacionalizar, de modo cada vez mais efetivo, a articulação entre as dimensões acadêmica e pastoral no colégio jesuíta. Por fim, a presente pesquisa oferece à equipe gestora do Colégio São Francisco Xavier, como proposta de intervenção, um conjunto de recomendações que visam contribuir com o processo de construção de seu projeto político-pedagógico.