Autor |
Gretzler, Cleiton Júnior; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/3042743671671946; |
Orientador |
Almeida, Caroline Medeiros Martins de; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2597529134963449; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Acompanhamento à docência: uma prática de apoio na aprendizagem e capacitação de professores; |
Resumo |
As mudanças vertiginosas do contexto hodierno nos impelem a uma gestão profissional a partir de indicadores que fortalecem a tomada de decisão e permitem qualificar os processos administrativos e pedagógicos, garantindo a missão, a visão e os valores institucionais. Nesse sentido, o trabalho tem como objetivo analisar o impacto do Projeto de Acompanhamento Docente como ferramenta de formação para os professores e suas implicações na qualificação das experiências de aprendizagem. Para tanto, realizou-se um percurso metodológico de abordagem mista, e quanto aos procedimentos, caracterizou-se como um estudo de caso que visou realizar aproximações entre a percepção do grupo de Orientadores Pedagógicos e dos Professores de Ciências Humanas. Os participantes da pesquisa foram os orientadores do Serviço de Orientação Pedagógica da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I, do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio e os professores de Ciências Humanas do Ensino Fundamental II do Colégio Anchieta, localizado na cidade de Porto Alegre. O paradigma utilizado na pesquisa é uma tentativa consecutiva, sistemática, de refletir sobre o Projeto de Acompanhamento Docente a partir da aplicação de um questionário estruturado com 19 (dezenove) perguntas para identificar a percepção do Serviço de Orientação e dos professores acerca do referente, bem como suas etapas constitutivas e uma análise documental que procurou identificar a retroalimentação da prática docente nos planejamentos de aula. Este estudo de caso evidenciou que o Projeto de Acompanhamento Docente implementado está consolidado como um instrumento de formação/qualificação, e a prática da retroalimentação está presente nos planos de aula, uma vez que há uma atualização de mais de 50% dos planejamentos. A análise caracteriza-se como produto da presente investigação, qual seja: um diagnóstico da percepção dos professores e Serviços de Orientação Pedagógica sobre a implementação do Projeto de Acompanhamento Docente no Colégio. Ademais, a investigação aponta uma série de indicadores que visam qualificar as etapas constitutivas do projeto pedagógico com vistas à excelência profissional e à formação integral dos estudantes.; |
Abstract |
The vertiginous changes in contemporary's context impel us to professional management based on indicators that strengthen decision-making and allow us to qualify administrative and pedagogical processes, ensuring the mission, vision and institutional values. That way, the research aims to analyze the impact of the Teaching Practice Monitoring Project as a qualification tool for teachers and its implications for the qualification of learning experiences. For this purpose, a mixed methodological approach was carried out, and as for the procedures, it was characterized as a case study that aimed to make approximations between the perception of the Pedagogical Team and the Human Sciences Teachers. The research participants were the Primary and Secondary School pedagogical team as well as the middle school Human Sciences teachers who work at Anchieta school, located in Porto Alegre. The paradigm used in the research is a consecutive, systematic attempt to reflect on the Teaching Practice Monitoring Project by applying a structured questionnaire with 19 (nineteen) questions to identify the perception of the Pedagogical Team and teachers concerning the referent, as well as its constitutive steps and a documental analysis that sought to identify the teaching practice feedback in class planning. This case study confirmed that the implemented Teaching Practice Monitoring Project is consolidated as a qualification instrument, and the feedback practice is present in the lesson plans, since there is an update of more than 50% of the plans.The analysis is characterized as a product of the present investigation, namely: a diagnosis of the perception of teachers and Pedagogical Team on the implementation of Teaching Practice Monitoring Project implemented at school. Furthermore, the investigation points to a series of indicators that aim to qualify the constitutive stages of the pedagogical project with an eye towards to professional excellence and the integral training of students.; |
Palavras-chave |
Acompanhamento à docência; Capacitação profissional; Processos institucionalizados; Retroalimentação dos planejamentos; Teaching monitoring; Professional qualification; Institutionalized processes; Planning feedback; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2021-09-16; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10665; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |