Abstract:
As mudanças vertiginosas do contexto hodierno nos impelem a uma gestão profissional a partir de indicadores que fortalecem a tomada de decisão e permitem qualificar os processos administrativos e pedagógicos, garantindo a missão, a visão e os valores institucionais. Nesse sentido, o trabalho tem como objetivo analisar o impacto do Projeto de Acompanhamento Docente como ferramenta de formação para os professores e suas implicações na qualificação das experiências de aprendizagem. Para tanto, realizou-se um percurso metodológico de abordagem mista, e quanto aos procedimentos, caracterizou-se como um estudo de caso que visou realizar aproximações entre a percepção do grupo de Orientadores Pedagógicos e dos Professores de Ciências Humanas. Os participantes da pesquisa foram os orientadores do Serviço de Orientação Pedagógica da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I, do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio e os professores de Ciências Humanas do Ensino Fundamental II do Colégio Anchieta, localizado na cidade de Porto Alegre. O paradigma utilizado na pesquisa é uma tentativa consecutiva, sistemática, de refletir sobre o Projeto de Acompanhamento Docente a partir da aplicação de um questionário estruturado com 19 (dezenove) perguntas para identificar a percepção do Serviço de Orientação e dos professores acerca do referente, bem como suas etapas constitutivas e uma análise documental que procurou identificar a retroalimentação da prática docente nos planejamentos de aula. Este estudo de caso evidenciou que o Projeto de Acompanhamento Docente implementado está consolidado como um instrumento de formação/qualificação, e a prática da retroalimentação está presente nos planos de aula, uma vez que há uma atualização de mais de 50% dos planejamentos. A análise caracteriza-se como produto da presente investigação, qual seja: um diagnóstico da percepção dos professores e Serviços de Orientação Pedagógica sobre a implementação do Projeto de Acompanhamento Docente no Colégio. Ademais, a investigação aponta uma série de indicadores que visam qualificar as etapas constitutivas do projeto pedagógico com vistas à excelência profissional e à formação integral dos estudantes.