Resumo:
Esta Tese apresenta uma análise sobre as docências de professoras iniciantes em escolas de fronteira rural Brasil-Bolívia, no município de Cáceres, Estado de Mato Grosso. Como objetivos específicos, se propôs a: (a) compreender como as docências de professoras iniciantes se constituem nas escolas de fronteira rural entre Brasil e Bolívia nas diferentes dimensões do exercício da docência; (b) identificar e analisar as especificidades que emergem das docências dessas professoras; (c) reconhecer e analisar o processo de constituição dessas docências; e, (d) verificar suas dificuldades e necessidades. A pesquisa seguiu uma abordagem teórico-metodológica (de) formação, que cria alternativas por meio de ferramenta teórica e analítica e ocupa-se de um pensar-fazer pesquisa participativa e formativa trazendo o coletivo para repensar e criar outros modos de pensar e realizar a prática pedagógica, de forma que os participantes se desafeiçoem de um modo de fazer para outro modo de pensar e fazer. Foram utilizadas entrevistas a partir de um roteiro semiestruturado, e contou com a participação de cinco professoras iniciantes que trabalham nos anos iniciais do Ensino Fundamental (pedagogas de formação). No que diz respeito à metodologia de análise dos dados, foi realizada uma análise de grupos de sentidos, são modos de representar aquilo que fica recorrente, marcado como um grupo, conjunto de narrativas, registros, que podem ser agrupados com o mesmo sentido, mostrando esse conjunto para identificar o que ficou evidente no material produzido. Para compreender as docências acolhedoras e as diferentes dimensões do exercício da docência que se inicia, utilizou-se como abordagem teórica a filosofia ética da alteridade de Emmanuel Lévinas e Jacques Derrida. Os resultados demonstraram que as professoras iniciantes possuem potência de uma docência com traços de acolhimento do outro, caracterizada como gérmen da docência acolhedora, embora com muitas fragilidades nos modos de ensinar nas salas multisseriadas, tanto no conhecimento sobre a docência como no apoio pedagógico das escolas e das políticas da secretaria de educação no que tange à formação voltada para as salas multisseriadas. A responsabilidade pedagógica das professoras iniciantes foi o primeiro aspecto que transpareceu no encontro com os alunos. Essa responsabilidade de total doação aos que chegam, com a intenção de ensiná-los, é uma especificidade da docência acolhedora, que se inicia com a hospitalidade do outro. Contudo, a responsabilidade pedagógica é uma característica do ethos escolar, não só do docente, como também da comunidade e da gestão escolar, e deve ser sustentada pela política educacional, o que convalidaria a responsabilidade pedagógica das professoras iniciantes no currículo, no projeto político-pedagógico, nos planejamentos e nos projetos aprovados. Isto possibilitou defender a seguinte tese de que as docências acolhedoras não se constituem apenas com o acolhimento do outro, na sua dimensão afetiva e de inclusão no mesmo espaço físico, é preciso criar condições para que o ensino e as aprendizagens se realizem atendendo ao outro em todas as suas necessidades, para que assegurem que o aluno possa avançar em seus conhecimentos e não apenas ser incluído no espaço escolar.