Autor |
Fontoura, Fernando Carbonell da; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4366073100626402; |
Orientador |
Rohden, Luiz; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8262728507671434; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Por uma ética estoica do aperfeiçoamento moral individual em direção ao comprometimento social; |
Resumo |
A ética estoica se insere dentro de uma ética das virtudes, no entanto, por seu momento histórico e desenvolvimento único dentro das escolas filosóficas tanto da antiguidade clássica quanto do helenismo, ela propõe maneiras de ver o desenvolvimento ético pessoal e social diferente das outras escolas, tanto de sua época, os epicuristas, quanto da antiguidade clássica, a ética platônica/aristotélica. Na hegemonia acadêmica da ética das de Aristóteles quanto a uma ética das virtudes, vamos propor uma ética estoica que possa dialogar tanto com outras éticas contemporâneas – a deontológica e a consequencialista – quanto mostrar que ela pode enfrentar questões de uma ética das virtudes sob outro prisma. No intuito de mostrar a força e amplitude da ética estoica, não faremos aqui comparações entre ela e outras éticas, mas delinearemos sua ética em cima de uma questão moral que até hoje, nas discussões éticas e sociais, aparece como uma aporia, a relação entre o desenvolvimento ético pessoal e a consideração aos outros ou ao social. Ao desenvolver essa aporia dentro dos conceitos e horizontes da ética estoica, daremos uma visão mais geral e ampla do que aquilo que, muitas vezes, é uma noção pobre ou até mesmo errada do estoicismo sobre suas concepções enquanto escola filosófica. Embora a fortaleza individual ou autarkeia seja uma das noções do desenvolvimento ético estoico, mostraremos o quanto essa noção está inserida e apoiada pelos atos adequados enquanto sociais e de como o aperfeiçoamento individual leva ao comprometimento social.; |
Abstract |
Stoic ethics is part of an ethics of virtues, however, due to its historical moment and unique development within the philosophical schools of both classical antiquity and Hellenism, it proposes ways to see personal and social ethical development differently from other schools, both from his time, the Epicureans, and from classical antiquity, the Platonic/Aristotelian ethics. In the academic hegemony of Aristotle's ethics as an ethics of virtues, we will propose a stoic ethics that can dialogue both with other contemporary ethics – deontological and consequentialist – and show that it can face issues of an ethics of virtues from another perspective. In order to show the strength and breadth of Stoic ethics, we will not make comparisons between it and other ethics here, but we will outline its ethics on top of a moral issue that even today, in ethical and social discussions, appears as an aporia, the relationship between personal ethical development and consideration for others or the social. By developing this aporia within the concepts and horizons of Stoic ethics, we will give a broader view than what is often a poor or even wrong notion of Stoicism about its conceptions as a philosophical school. Although individual strength or autarkeia is one of the notions of Stoic ethical development, we will show how much this notion is embedded and supported by appropriate acts as social and how individual improvement leads to social commitment.; |
Palavras-chave |
Epicteto; Hiérocles; Ética estoica; Kathēkonta; Proaīresis; Ética Social; Epictetus; Hierocles; Stoic ethics; Social ethics; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Filosofia; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2021-08-21; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10373; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Filosofia; |