Autor |
Andrade, Laura Ferreira de; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0138811630814378; |
Orientador |
Costa, Daianny Madalena; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/7960706094337238; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A formação continuada e os desenvolvimentos comportamental, socioemocional, motivacional e profissional dos docentes; |
Resumo |
A dissertação fundamenta a prática de um modelo de formação continuada, implementada por meio da metodologia do coaching nos desenvolvimentos comportamental, socioemocional, motivacional e profissional dos docentes. O campo empírico é uma escola privada de educação básica na região metropolitana de Porto Alegre. Os autores basilares do estudo foram Francisco Imbernón, Livia de Melo Barros, Helen Danyane S. Caetano-Souza, Vikki G. Brock e Edward L. Deci e Richard Ryan. Dessa forma, a narrativa que trago é uma sociedade que passa por mudanças de forma acelerada e as tecnologias têm se apresentado cada vez mais desafiadoras, assim como também em constante transformação. Diariamente, temos acompanhado essas mudanças que têm se refletido na vida e no comportamento das pessoas, que invariavelmente refletem nas escolas e dentro das salas de aula. Nesse contexto, os professores se tornam protagonistas de uma mudança conceitual sem que tenham a preparação necessária para lidar com tamanhas transformações nos estudantes e em sua própria vida pessoal e profissional. Nessa perspectiva, o principal desafio deste estudo tinha por objetivo analisar a implementação de parte de um modelo de formação continuada na escola pesquisada, por meio da metodologia do coaching e demonstrar sua contribuição nos desenvolvimentos comportamental, socioemocional, motivacional e profissional dos docentes. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa e a coleta de dados, subsidiada de análise documental de fonte secundária. Durante esse estudo, evidenciei que o desenvolvimento dos docentes nas questões comportamentais, socioemocionais, motivacionais e profissionais ocorreu e, que a metodologia do coaching, no processo formativo contribuiu significativamente para esta experiência ter mais sentido, ao passo que gerou reflexão, autoconhecimento, autorresponsabilização, entre outros temas que fundamentaram essa formação continuada. Concluo a pesquisa propondo uma intervenção propositiva para o aperfeiçoamento da formação continuada, levando em conta os temas basilares que nortearam o estudo, propondo também a implementação da formação em outros contextos sociais.; |
Abstract |
The dissertation bases the practice of a model of continuing education, implemented through the coaching methodology in the behavioral, socioemotional and motivational developments of the teachers. The empirical field is a private school of basic education in the metropolitan region of Porto Alegre. The basic authors of the study were Francisco Imbernón, Livia de Melo Barros, Helen Danyane S. CaetanoSouza, Vikki G. Brock e Edward L. Deci and Richard Ryan. Thus, the narrative that I bring is a society that undergoes changes in an accelerated way and the technologies have been presenting themselves more and more challenging, as well as also in constant transformation. Daily, we have followed these changes that have been reflected in people's lives and behavior, which invariably reflect in schools and inside classrooms. In this context, teachers become protagonists of a conceptual change without having the necessary preparation to deal with such transformations in students and in their own personal and professional lives. In this perspective, the main challenge of this study was to analyze the implementation of part of a model of continuing education in the researched school, through the coaching methodology and to demonstrate its contribution in the behavioral, socioemotional and motivational developments of the teachers. The adopted methodology was of qualitative approach and the data collection, subsidized of documental analysis of secondary source. During this study, I showed that the development of teachers in behavioral, socio-emotional and motivational issues occurred and that the coaching methodology, in the formative process, contributed significantly to this experience having more meaning, while generating reflection, self-knowledge, self-responsibility, among other themes that underpinned this continuing education. I conclude the research by proposing a propositional intervention for the improvement of continuing education, taking into account the basic themes that guided the study, also proposing the implementation of this training in other social contexts.; |
Palavras-chave |
Formação continuada; Coaching; Desenvolvimento; Motivação docente; Continuing education; Development; Teacher motivation; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2021-05-27; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10302; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |