Resumen:
A dissertação fundamenta a prática de um modelo de formação continuada, implementada por meio da metodologia do coaching nos desenvolvimentos comportamental, socioemocional, motivacional e profissional dos docentes. O campo empírico é uma escola privada de educação básica na região metropolitana de Porto Alegre. Os autores basilares do estudo foram Francisco Imbernón, Livia de Melo Barros, Helen Danyane S. Caetano-Souza, Vikki G. Brock e Edward L. Deci e Richard Ryan. Dessa forma, a narrativa que trago é uma sociedade que passa por mudanças de forma acelerada e as tecnologias têm se apresentado cada vez mais desafiadoras, assim como também em constante transformação. Diariamente, temos acompanhado essas mudanças que têm se refletido na vida e no comportamento das pessoas, que invariavelmente refletem nas escolas e dentro das salas de aula. Nesse contexto, os professores se tornam protagonistas de uma mudança conceitual sem que tenham a preparação necessária para lidar com tamanhas transformações nos estudantes e em sua própria vida pessoal e profissional. Nessa perspectiva, o principal desafio deste estudo tinha por objetivo analisar a implementação de parte de um modelo de formação continuada na escola pesquisada, por meio da metodologia do coaching e demonstrar sua contribuição nos desenvolvimentos comportamental, socioemocional, motivacional e profissional dos docentes. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa e a coleta de dados, subsidiada de análise documental de fonte secundária. Durante esse estudo, evidenciei que o desenvolvimento dos docentes nas questões comportamentais, socioemocionais, motivacionais e profissionais ocorreu e, que a metodologia do coaching, no processo formativo contribuiu significativamente para esta experiência ter mais sentido, ao passo que gerou reflexão, autoconhecimento, autorresponsabilização, entre outros temas que fundamentaram essa formação continuada. Concluo a pesquisa propondo uma intervenção propositiva para o aperfeiçoamento da formação continuada, levando em conta os temas basilares que nortearam o estudo, propondo também a implementação da formação em outros contextos sociais.