Autor |
Ravazzoli, Maria Vilma; |
Orientador |
Jacobus, Artur Eugênio; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3554354139881137; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Responsabilidade socioambiental: compromisso e desafio para o Sagrado – Rede de Educação; |
Resumo |
As degradações humana e ambiental ocorrem simultaneamente, e as pesquisas apontam para essa problemática presente em todo o planeta, chamando a atenção para a necessidade de adoção de ações de responsabilidade socioambiental, em nível pessoal e corporativo. As organizações educacionais têm, em sua essência, o compromisso com a educação para a responsabilidade socioambiental, porém nem sempre o demonstram por meio de ferramentas eficazes de comunicação para a sociedade. Nas Unidades Educacionais do SAGRADO – Rede de Educação, ocorrem diversas ações de responsabilidade socioambiental, as quais não estão ancoradas em um Programa comum. Por essa razão, o objetivo desta pesquisa foi o de desenvolver um Programa de Responsabilidade Socioambiental Corporativa para o SAGRADO – Rede de Educação. O referencial teórico desta pesquisa trata dos temas da governança corporativa, responsabilidade socioambiental, natureza organizacional das instituições educacionais, gestão educacional e gestão e carisma. Quanto à metodologia, adotou-se a abordagem qualitativa. O estudo de caso foi usado como procedimento e, para a coleta de dados, utilizou-se a pesquisa documental e questionários, os quais foram aplicados na Central de Gestão Educacional e nas Unidades Educacionais do SAGRADO – Rede de Educação. Na análise dos resultados, constatou-se que houve significativa convergência em linhas de atuação e nas sugestões propostas, o que possibilitou identificar elementos para fundamentar os princípios e os objetivos do Programa. A partir da análise de dados, elaborou-se o Programa, com a seguinte estrutura: princípios, objetivos, eixos temáticos com suas respectivas ações, comunicação e avaliação. O Programa de Responsabilidade Socioambiental proposto busca solidificar e apontar alternativas para a prática da responsabilidade socioambiental de forma articulada entre as Unidades Educacionais do SAGRADO – Rede de Educação.; |
Abstract |
Human and environmental degradation occur simultaneously, and research points to this problem being present throughout the planet, drawing attention to the need to adopt social and environmental responsibility actions, at both personal and corporate levels. Educational organizations are, in essence, committed to education for social and environmental responsibility, but they do not always demonstrate this through effective communication tools for society. At the educational branches of SAGRADO – Rede de Educação, there are several actions of socio-environmental responsibility, which are not anchored in a common Program. For this reason, the objective of this research was to develop a Corporate Social and Environmental Responsibility Program for SAGRADO – Rede de Educação. The theoretical framework of this research deals with the themes of corporate governance, socioenvironmental responsibility, corporate essence of educational institutions, educational management and management and charisma. As for the methodology, a qualitative approach was chosen. The case study was used as a procedure and, for data collection, documentary research and questionnaires were used. The questionnaires were applied at the Head Office and schools of SAGRADO – Rede de Educação. In the analysis it was found that there was a significant convergence related to the actions and the proposed suggestions, which made it possible to identify elements to support the Program's principles and objectives. From the data analysis, the Program was elaborated, with the following structure: principles, objectives, thematic axes with their respective actions, communication and evaluation. The proposed Social and Environmental Responsibility Program seeks to solidify and point out alternatives for the practice of social and environmental responsibility in an articulated manner in the school branches of SAGRADO – Rede de Educação.; |
Palavras-chave |
Responsabilidade socioambiental; Gestão educacional; Gestão e carisma; Educação básica; Sustentabilidade; Social and environmental responsibility; Educational management; Management and charisma; Basic education; Sustainability; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2021-07-30; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10066; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |