Resumo:
As degradações humana e ambiental ocorrem simultaneamente, e as pesquisas apontam para essa problemática presente em todo o planeta, chamando a atenção para a necessidade de adoção de ações de responsabilidade socioambiental, em nível pessoal e corporativo. As organizações educacionais têm, em sua essência, o compromisso com a educação para a responsabilidade socioambiental, porém nem sempre o demonstram por meio de ferramentas eficazes de comunicação para a sociedade. Nas Unidades Educacionais do SAGRADO – Rede de Educação, ocorrem diversas ações de responsabilidade socioambiental, as quais não estão ancoradas em um Programa comum. Por essa razão, o objetivo desta pesquisa foi o de desenvolver um Programa de Responsabilidade Socioambiental Corporativa para o SAGRADO – Rede de Educação. O referencial teórico desta pesquisa trata dos temas da governança corporativa, responsabilidade socioambiental, natureza organizacional das instituições educacionais, gestão educacional e gestão e carisma. Quanto à metodologia, adotou-se a abordagem qualitativa. O estudo de caso foi usado como procedimento e, para a coleta de dados, utilizou-se a pesquisa documental e questionários, os quais foram aplicados na Central de Gestão Educacional e nas Unidades Educacionais do SAGRADO – Rede de Educação. Na análise dos resultados, constatou-se que houve significativa convergência em linhas de atuação e nas sugestões propostas, o que possibilitou identificar elementos para fundamentar os princípios e os objetivos do Programa. A partir da análise de dados, elaborou-se o Programa, com a seguinte estrutura: princípios, objetivos, eixos temáticos com suas respectivas ações, comunicação e avaliação. O Programa de Responsabilidade Socioambiental proposto busca solidificar e apontar alternativas para a prática da responsabilidade socioambiental de forma articulada entre as Unidades Educacionais do SAGRADO – Rede de Educação.