RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Planos de melhora do sistema de qualidade na gestão escolar: experiência de um Colégio da Rede Jesuíta de Educação

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Souza, Anderson Rafael da Silva;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/8156287672076739;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Costa, Daianny Madalena;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/7960706094337238;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Planos de melhora do sistema de qualidade na gestão escolar: experiência de um Colégio da Rede Jesuíta de Educação;
metadataTrad.dc.description.resumo A proposta dessa dissertação de Mestrado Profissional em Gestão Educacional teve como objetivo analisar planos de melhora do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE). A pesquisa aconteceu no Colégio Antônio Vieira, situado em Salvador, instituição que faz da parte da Rede Jesuíta de Educação (RJE). A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, valendo-se das técnicas de análise documental, entrevistas semiestruturadas com professores e equipe gestora da 1ª série do Ensino Médio, questionários com discentes da referida série e observação participante. Na análise de conteúdo, emergiram os seguintes aspectos: reflexão dos professores sobre a sua prática, pautas formativas como meios para encontrar caminhos metodológicos, engajamento dos estudantes sobre sua formação e o protagonismo de cada sujeito. Apesar de o colégio ter apresentado respostas satisfatórias ao problema da pesquisa, ao concluir o trabalho investigativo, surgem algumas possibilidades de avanços, por isso a proposta de intervenção e colaboração: engajamento de professores, alunos e equipe gestora com um plano de acompanhamento, envolvimento dos alunos no segundo ciclo de avaliação do SQGE, análise constante do desempenho acadêmico dos alunos a fim de encontrar caminhos para sempre melhorar a aprendizagem.;
metadataTrad.dc.description.abstract This Master thesis in Educational Management aims to analyze plans to improve the Quality System School Management (SQGE). The research took place at Colégio Antônio Vieira, in Salvador, an institution that is part of the Jesuit Education Network (RJE). The methodology was of qualitative nature, using document analysis techniques, semi-structured interviews with 1st Grade High School teachers and management team, high school student questionnaires and participant observation. In the content analysis, the following aspects emerged: teachers’ reflection on their practice, formative guidelines as a way to find methodological paths, student training engagement and the role of each person. Although the school has presented satisfactory answers to the research problem, there are some possibilities for advances after finishing the investigative work, that is why the intervention and collaboration proposal : teachers’ , students’ and management team engagement with a monitoring plan, students’ involvement in the second SQGE evaluation cycle, constant analysis of students’ academic performance in order to find ways to improve learning.;
metadataTrad.dc.subject Sistema de qualidade; Gestão escolar; Processo de aprendizagem; Planos de melhora; Quality system; School management; Learning process; Improvement plans;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2021-04-29;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10060;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics