Resumo:
A proposta dessa dissertação de Mestrado Profissional em Gestão Educacional teve como objetivo analisar planos de melhora do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE). A pesquisa aconteceu no Colégio Antônio Vieira, situado em Salvador, instituição que faz da parte da Rede Jesuíta de Educação (RJE). A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, valendo-se das técnicas de análise documental, entrevistas semiestruturadas com professores e equipe gestora da 1ª série do Ensino Médio, questionários com discentes da referida série e observação participante. Na análise de conteúdo, emergiram os seguintes aspectos: reflexão dos professores sobre a sua prática, pautas formativas como meios para encontrar caminhos metodológicos, engajamento dos estudantes sobre sua formação e o protagonismo de cada sujeito. Apesar de o colégio ter apresentado respostas satisfatórias ao problema da pesquisa, ao concluir o trabalho investigativo, surgem algumas possibilidades de avanços, por isso a proposta de intervenção e colaboração: engajamento de professores, alunos e equipe gestora com um plano de acompanhamento, envolvimento dos alunos no segundo ciclo de avaliação do SQGE, análise constante do desempenho acadêmico dos alunos a fim de encontrar caminhos para sempre melhorar a aprendizagem.