| Autor | Abreu, Antônio Jorlan Soares de; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/8635822084355007; |
| Orientador | Ferreira, Jairo Getúlio; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/8243334414084240; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Sigla da instituição | Unisinos; |
| País da instituição | Brasil; |
| Instituto/Departamento | Escola da Indústria Criativa; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | As mutações do Bumba-Meu-Boi do Maranhão: do ancestral ao ambiente midiático em redes; |
| Resumo | O desafio de estabelecer os laços entre a cultura popular e a midiatização foi a construção do presente trabalho, que traz traços marcantes de uma cultura desenvolvida por negros, crioulos, indígenas e pardos. A cultura do Bumba-Meu-Boi, presente em vários estados do país, porém, marcadamente enraizada na Ilha de São Luís do Maranhão e cidades que compõe a Baixada Maranhense, passou por processos de hibridização cultural e midiatização social. Alcançando novos públicos, criando disputas no campo virtual, agregando e disseminando conhecimento, expondo sensualidade e exibindo ritmos, cores, bailado e muita emoção. O trabalho apresenta-se distribuído em cinco atos. Primeiro como o autor se aproxima do seu lugar da fala, demarcando sua identidade, circulando brevemente a respeito da cultura do Bumba-Meu-Boi, observando os métodos e casos, realiza inferências preliminares e mostra seus objetivos e justifica-os. No segundo momento, aprofunda-se um pouco mais sobre o objeto, referências, método de questionamentos e busca respostas preliminares, porém mais estruturadas e com a hipótese preliminar do caso a ser discutido. Quando do terceiro momento, retorna construindo mais perguntas e respostas, contextualizando e descrevendo a historicidade da cultura do Bumba-Meu-Boi na capital ludovicense e cidades da baixada, além de algumas curiosidades que cercam o imaginário religioso, cultural, ético e midiático, como um santo sem altar, as ritualísticas pré-temporada, durante o São João e conclusão de festividades do folguedo ludomaranhense. No quarto item contém os apontamentos teóricos e no quinto detalha-se os indícios e inferências preliminares do processo de midiatização fazendo uso da rede social Instagram como veículo de comunicação social e midiatização popular. Faz-se, portanto, as considerações finais e deixa uma oportunidade de aprofundamento do tema para a construção do doutorado.; |
| Abstract | El reto de establecer los vínculos entre la cultura popular y la mediatización fue la construcción de este texto, que resalta rasgos llamativos de una cultura desarrollada por negros, criollos, indios y pardos. La cultura de Bumba-Meu-Boi, presente en varios estados del país, sin embargo, fuertemente arraigada en la Isla de São Luís do Maranhão y ciudades que componen la Baixada Maranhense, pasó por procesos de hibridación cultural y mediatización social. Llegando a nuevos públicos, generando disputas en el campo virtual, sumando y compartiendo conocimientos, exponiendo la sensualidad y exhibiendo ritmos, colores, ballet y mucha emoción. El trabajo se divide en cinco actos. Primero, cómo el autor se acerca a su lugar de discurso, delimitando su identidad, circulando brevemente sobre la cultura de Bumba-Meu-Boi, observando los métodos y casos, haciendo inferencias preliminares y muestra sus objetivos, justificándolos. En el segundo momento, profundiza un poco más sobre el objeto, las referencias, el método de cuestionamiento y busca respuestas preliminares, sin embargo, más estructuradas y con la hipótesis preliminar del caso que va a discutir. Cuando llega el tercer momento, vuelve construyendo más preguntas y respuestas, contextualizando y describiendo la historicidad de la cultura de Bumba-Meu-Boi en la capital ludovicense y ciudades de la Baixada, además de algunas curiosidades que rodean el imaginario religioso, cultural, ético y mediático, como un santo sin altar, los rituales de pretemporada, durante las fiestas de São João y la conclusión de las festividades del folguedo ludomaranhense. El cuarto ítem contiene las notas teóricas y el quinto detalla las indicaciones e inferencias preliminares del proceso de mediatización utilizando la red social Instagram como medio de comunicación social y mediatización popular. Por lo tanto, se hacen las consideraciones finales y se deja una oportunidad para profundizar el tema para la construcción del doctorado.; |
| Palavras-chave | Cultura; Identidade; Inferências; Instagram; Midiatização; Identidad; Inferencias; Mediatización; |
| Área(s) do conhecimento | ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação; |
| Tipo | Dissertação; |
| Data de defesa | 2021-03-23; |
| Agência de fomento | Nenhuma; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9752; |
| Programa | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação; |