Resumo |
As cooperativas de crédito são organizações constituídas para prestarem serviços financeiros aos seus associados, não visando apenas o lucro. O presente estudo tem como propósito evidenciar a importância estratégica da educação cooperativa no contexto da cooperativa de crédito Sicoob Alto Vale, potencializando a fidelização de seus associados, fazendo da cooperativa sua principal instituição financeira. Compreendendo a complexidade do tema proposto, buscou-se referenciais teóricos que abrangem o contexto histórico do cooperativismo contemporâneo, diferenciação entre um banco comercial e uma cooperativa de crédito, gestão do conhecimento, sinergia de capitais e capital intelectual. Esta pesquisa tem como base um estudo de caso, tendo como referência uma análise qualitativa dos dados. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas junto aos colaboradores do PA centro, localizado na cidade de Rio do Sul, estado de Santa Catarina, relacionado ao conhecimento sobre cooperativismo bem como a percepção sobre a influência da cooperativa na região onde ela atua. Os resultados desta pesquisa demonstraram que os colaboradores possuem conhecimento limitado sobre o tema, muitas vezes voltado apenas para o âmbito comercial e resultado econômico da cooperativa e por consequência uma limitada argumentação junto aos associados. Entendemos que a pesquisa apresentada respalda a necessidade de análise do tema pela da gestão da cooperativa, com o intuito de fomentar uma cultura cooperativista como fator estratégico para a sustentabilidade para esse modelo de organização.; |