RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Cooperativa escolar coopersete: desenvolvimento individual e coletivo dos estudantes a partir de seu envolvimento com a proposta da cooperativa escolar

Mostrar registro simples

Autor Strohm, Iria Liane;
Orientador Baioto, Carlos Daniel;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0757877154758306;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Cooperativa escolar coopersete: desenvolvimento individual e coletivo dos estudantes a partir de seu envolvimento com a proposta da cooperativa escolar;
Resumo O presente trabalho objetivou analisar o desenvolvimento individual e coletivo dos estudantes que participam de uma cooperativa escolar a partir de seu envolvimento com a proposta da cooperativa, os procedimentos necessários para constituir cooperativas escolares e a influência desta experiência na preparação para vida pessoal e profissional dos associados. A pesquisa deu-se sobre a experiência da Cooperativa Escolar CooperSete na cidade de Caxias do Sul/RS, através de entrevistas estruturadas. O desenvolvimento do trabalho ocorreu em um momento muito particular da vida em todos os aspectos, encontramo-nos em meio a uma pandemia de extensão global, com isolamento social, não havendo aulas presenciais nas escolas, o que nos trouxe algumas reflexões e dificuldades não previstas originalmente, bem como surpresas de como as cooperativas podem influenciar positivamente comportamentos de colaboração em meio às dificuldades para as quais não tínhamos respostas. A análise dos resultados demonstrou o impacto da experiência aos envolvidos e sua influência no comportamento individual e coletivo dos estudantes. Objetiva-se através deste trabalho evidenciar a importância das cooperativas escolares na formação de jovens, bem como as possibilidades pedagógicas desta proposta no contexto escolar.;
Abstract The present article focus on analyze the development of individual and collective students who participate in a cooperative school from their environmental wich the cooperative's proposal is the procedures necessary to establish cooperative schools and the influence of this experience prepararing the personal and professional life of their members . The research took place on Cooperativa Escolar CooperSete in the city of Caxias do Sul / RS, through structured interviews. The development of the article took place at a very particular moment in our lives in all aspects, we find ourselves between of a global pandemic, social isolation, no face-to-face classes at schools, when some reflections and difficulties, as well as surprises of how cooperatives can influence, in a positive way, collaborative behaviors in the midst of difficulties in the time we have no exact answers. The analysis of the results demonstrated the impact of the experience on those involved and its influence on the students' individual and collective behavior. The aim of this work is to highlight the importance of school cooperatives in the training of young people as well as the pedagogical possibilities of this proposal in the school context.;
Palavras-chave Cooperativismo; Cooperativa escolar; Educação cooperativista; Cooperativism; School cooperative; Cooperative education;
Tipo TCC;
Data de defesa 2020-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9616;
Nivel Especialização;
Curso Especialização em Cooperativismo;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística