RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

O desafio da formação integral no currículo escolar: análise da concepção de um projeto integrador de aprendizagens

Mi

Mostrar el registro sencillo del ítem

metadataTrad.dc.contributor.author Silva, Julival Alves da Silva;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Urmersbach, Regina;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/6580836804693017;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title O desafio da formação integral no currículo escolar: análise da concepção de um projeto integrador de aprendizagens;
metadataTrad.dc.description.resumo Este artigo discute o desafio da formação integral no currículo escolar, a partir da análise de um projeto integrador de aprendizagens, desenvolvido em uma escola de educação básica da rede privada de ensino, em Teresina - PI. A pesquisa se dá a partir de um estudo de caso de tipo etnográfico, e se propõe a evidenciar os impasses enfrentados, os limites e possibilidades identificados e as aprendizagens construídas no processo de concepção e desenvolvimento do projeto em análise, e como lançam luz sobre o desafio de concretização da formação integral na escola. Fundamentada em autores como Rodríguez (2001), Gonçalves (2006), Setúbal e Carvalho (2012), Tobón (2013), Pinho e Peixoto (2017) e Hernández Hernández, Armijo e Sanchez (2018), a análise evidencia que um projeto integrador de aprendizagens desafia a escola a pensar a estruturação de um currículo por competências e habilidades, a discutir e conceber estratégias e instrumentais adequados de avaliação de seu alcance, e a como superar limites relacionados a: experiência e formação docente, engajamento de professores e estudantes nos projetos pedagógicos, conquista de tempos e espaços de orientação e acompanhamento aos estudantes, e recursos para viabilização dos projetos, entre outros. Por outro lado, também aponta possibilidades importantes como a abertura da escola a temas de formação e práticas associados ao protagonismo estudantil, à inovação pedagógica, à cultura digital na escola e ao empreendedorismo social. Projetos integradores representam, portanto, para a escola, uma importante construção de aprendizagens e competências na direção da formação integral.;
metadataTrad.dc.subject Educação integral; Formação integral; Aprendizagem integral; Currículo e formação integral;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2019-01-01;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8747;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Especialização;
metadataTrad.dc.curso Educação Jesuítica: Aprendizagem integral, Sujeito e Contemporaneidade;


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar

Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Estadísticas