Resumo |
Este artigo discute o desafio da formação integral no currículo escolar, a partir da análise de um projeto integrador de aprendizagens, desenvolvido em uma escola de educação básica da rede privada de ensino, em Teresina - PI. A pesquisa se dá a partir de um estudo de caso de tipo etnográfico, e se propõe a evidenciar os impasses enfrentados, os limites e possibilidades identificados e as aprendizagens construídas no processo de concepção e desenvolvimento do projeto em análise, e como lançam luz sobre o desafio de concretização da formação integral na escola. Fundamentada em autores como Rodríguez (2001), Gonçalves (2006), Setúbal e Carvalho (2012), Tobón (2013), Pinho e Peixoto (2017) e Hernández Hernández, Armijo e Sanchez (2018), a análise evidencia que um projeto integrador de aprendizagens desafia a escola a pensar a estruturação de um currículo por competências e habilidades, a discutir e conceber estratégias e instrumentais adequados de avaliação de seu alcance, e a como superar limites relacionados a: experiência e formação docente, engajamento de professores e estudantes nos projetos pedagógicos, conquista de tempos e espaços de orientação e acompanhamento aos estudantes, e recursos para viabilização dos projetos, entre outros. Por outro lado, também aponta possibilidades importantes como a abertura da escola a temas de formação e práticas associados ao protagonismo estudantil, à inovação pedagógica, à cultura digital na escola e ao empreendedorismo social. Projetos integradores representam, portanto, para a escola, uma importante construção de aprendizagens e competências na direção da formação integral.; |