RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A pedagogia inaciana e a eficácia da mediação docente no favorecimento à aprendizagem

Mostrar registro simples

Autor Santos, Geise Alessandra Rampazo;
Orientador Guidini, Fernando;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6389838893157862;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A pedagogia inaciana e a eficácia da mediação docente no favorecimento à aprendizagem;
Resumo O presente estudo configura-se como uma tentativa de tecer relações entre a Pedagogia Inaciana e a Experiência de Aprendizagem Mediada – EAM, focalizando o professor/mediador, sua postura e atitudes. Procura responder à seguinte questão problema: quais aspectos da pedagogia inaciana convergem para as ideias sobre experiência de aprendizagem mediada? Em seu objetivo geral, a pesquisa aponta alguns princípios da pedagogia inaciana e sua relação com a experiência de aprendizagem mediada - EAM. A objetivação específica versa sobre um tríplice movimento epistemológico: dissertar sobre os princípios da pedagogia inaciana; abordar aspectos da mediação docente segundo as ideias de Feuerstein; apontar pontos convergentes entre os princípios da pedagogia inaciana e as ideias de Feuerstein. A pesquisa é bibliográfica, com aporte teórico principal em Klein (1999), Sasson (2006), Gonçalves e Vagula (2012), e Guidini (2016). Em suas considerações, registra que a Pedagogia Inaciana considera o professor como um mediador de conhecimentos, assim como Feuerstein, cujo objetivo é a adaptação e o desenvolvimento humano em todas as dimensões. O estudo contribui com reflexões sobre a Pedagogia Inaciana e a EAM aplicadas ao campo formativo de professores, bem como ao exercício da prática pedagógica na escola de Educação Básica.;
Abstract The present study is an attempt to establish relationships between the Ignatian Pedagogy and the Mediated Learning Experience (EAM), focusing on the teacher / mediator, his / her posture and attitudes. It seeks to answer the following problem question: what aspects of Ignatian pedagogy converge to ideas about mediated learning experience? In its general objective, the research points out some principles of Ignatian pedagogy and its relation with the experience of mediated learning - EAM. The specific objectification is about a threefold epistemological movement: lecturing on the principles of Ignatian pedagogy; to approach aspects of teacher mediation according to Feuerstein's ideas; points between the principles of Ignatian pedagogy and Feuerstein's ideas. The research is bibliographical, with theoretical main contribution in Klein (1999), Sasson (2006), Gonçalves and Vagula (2012), and Guidini (2016). In his considerations, he records that the Ignatian Pedagogy considers the teacher as a mediator of knowledge, as well as Feuerstein, whose goal is human adaptation and development in all dimensions. The study contributes with reflections on the Ignatian Pedagogy and the EAM applied to the formative field of teachers, as well as the exercise of the pedagogical practice in the School of Basic Education.;
Palavras-chave Pedagogia inaciana; Experiência de aprendizagem mediada; Professor mediador; Ignatian pedagogy; Mediated learning experience; Mediator teacher;
Tipo TCC;
Data de defesa 2019-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8743;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuítica: Aprendizagem integral, Sujeito e Contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística