| Autor | Pinheiro, Emanuelly Elanny Andrade; |
| Orientador | Pacheco, Suzana Moreira; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/1484476671529686; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Título | A aprendizagem integral do sujeito relacionada aos espaços de aprendizagem escolar extra sala de aula; |
| Resumo | Ao falarmos de aprendizagem integral nos referimos a um processo educativo, que considera todas as dimensões de formação do ser, este não se processa apenas dentro da sala de aula, mas em todas as dependências da escola e fora dela. Diante disso, a relação entre os espaços de aprendizagem, tem sido tema de diversas discussões no que se refere a dialética ensino e aprendizagem. O ensino de química pode se processar em diferentes contextos educacionais e espaciais, nos quais o ensino de química em espaços extra sala de aula está inserido na educação escolarizada. O artigo apresenta uma pesquisa que se baseia no uso de um experimento químico como proposta pedagógica de vivência dos processos de contexto-experiência-reflexão-ação-avaliação contidos na pedagogia inaciana, que visa o surgimento de uma nova maneira de ser, de viver e de conviver, e nos valores tais como os verdade, justiça, partilha, solidariedade e igualdade.; |
| Palavras-chave | Aprendizagem integral; Espaço extra sala; Ensino de química; Pedagogia Inaciana; |
| Tipo | TCC; |
| Data de defesa | 2019-06-16; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8742; |
| Nivel | Especialização; |
| Curso | Educação Jesuítica: Aprendizagem integral, Sujeito e Contemporaneidade; |