Autor |
Pinheiro, Emanuelly Elanny Andrade; |
Orientador |
Pacheco, Suzana Moreira; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/1484476671529686; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
A aprendizagem integral do sujeito relacionada aos espaços de aprendizagem escolar extra sala de aula; |
Resumo |
Ao falarmos de aprendizagem integral nos referimos a um processo educativo, que considera todas as dimensões de formação do ser, este não se processa apenas dentro da sala de aula, mas em todas as dependências da escola e fora dela. Diante disso, a relação entre os espaços de aprendizagem, tem sido tema de diversas discussões no que se refere a dialética ensino e aprendizagem. O ensino de química pode se processar em diferentes contextos educacionais e espaciais, nos quais o ensino de química em espaços extra sala de aula está inserido na educação escolarizada. O artigo apresenta uma pesquisa que se baseia no uso de um experimento químico como proposta pedagógica de vivência dos processos de contexto-experiência-reflexão-ação-avaliação contidos na pedagogia inaciana, que visa o surgimento de uma nova maneira de ser, de viver e de conviver, e nos valores tais como os verdade, justiça, partilha, solidariedade e igualdade.; |
Palavras-chave |
Aprendizagem integral; Espaço extra sala; Ensino de química; Pedagogia Inaciana; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2019-06-16; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8742; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Jesuítica: Aprendizagem integral, Sujeito e Contemporaneidade; |