Resumo |
Este artigo apresenta um convite a repensar sobre o processo de avaliação escolar. Para tanto, este texto se inicia com alguns olhares sobre aprendizagem e avaliação, tendo como pano de fundo os princípios da pedagogia inaciana, contexto no qual o presente artigo foi construído. Apresenta alguns dos reflexos do processo avaliativo que usamos na contemporaneidade e possibilidades para pensar em sua adequação aos novos tempos, incluindo a ideia de educação integral do aluno. As análises e as considerações finais foram desenvolvidas a partir das respostas de alunos e professores que responderam a diferentes questionários, que tiveram como foco a avaliação escolar, revelando muitos aspectos do modelo de avaliação atual e seus efeitos. Com isso, foi possível observar anseios de inovação dos professores em relação ao modelo de avaliar utilizado atualmente em nossa escola, assim como o impacto ainda causado por ele nos alunos, uma prática carregada de tensões, a qual, muitas vezes, não é compreendida como um instrumento de diagnóstico e de aprendizagem. Em detrimento disso, a nota segue sendo um fator determinante para a sua existência. Como embasamento teórico foram utilizados, dentre outros, os autores Santos Guerra (2003); Luckesi (2014); Projeto Zeitgeist Aprendizagem 2018, do Grupo Torus; Freire (2018); Pierre Lévy (2000); Sibilia (2012); Merije (2012); PEC – Projeto Educativo Comum (2016).; |