Autor |
Sá, Carolina Castellan Ferreira de; |
Orientador |
Costa, Daianny Madalena; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/7960706094337238; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Aprendizagem baseada em projetos: uma ferramenta elementar para o desenvolvimento da Educação Integral; |
Resumo |
O presente artigo tem como tema principal a “aprendizagem baseada em projetos” (ABP). O trabalho aqui desenvolvido, busca analisar de que forma essa metodologia de ensino contribui para o desenvolvimento integral do indivíduo, percebendo-o como sujeito ativo de seu processo de aprendizagem. Serão destacados também, quais as principais características da ABP e os tempos e espaços em que pode ser aplicada. Para tanto, será apresentada uma experiência, realizada com uma turma composta por alunos matriculados nos 4º e 5º anos de um colégio particular da cidade de São Paulo, de modo a apontar as descobertas realizadas e os resultados alcançados após a reflexão e análise do processo; |
Abstract |
This article’s main theme is “project based learning” (PBL). The work developed here, seeks to analyze in which way this learning methodology contributes to the integral development of the individual, appreciating it as an active subject of the learning process. We will also highlight, which the main features of the PBL and the times and spaces in which it can be applied. With this purpose, we present a project experience performed with a 4th and 5th grades class, in a private school in the city of São Paulo, pointing out the findings made and the results achieved after a reflection and analysis of the process; |
Palavras-chave |
Aprendizagem baseada em projetos; Educação integral; Desenvolvimento; Project based learning; Integral education; Development; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2019-01-01; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8738; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Jesuítica: Aprendizagem integral, Sujeito e Contemporaneidade; |