Resumo |
Esta pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso contou com o relato de algumas professoras do Ensino Fundamental e da Educação Infantil das quais participaram do processo de transição entre os níveis de ensino supracitados. O estudo desenvolvido neste artigo fundamenta-se teoricamente em Barbosa e Horn (2008), Corsaro (2011); Kramer, Nunes e Corsino (2011); Base Nacional Comum (2017); Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (2010), Projeto Educativo Comum (2016), entre outros.
A temática proposta busca ressaltar a importância do processo de transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Neste caso, da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, observando como essa transição se revela na prática do currículo, no planejamento e do professor. Por outro lado, que seja significativo para as crianças e com mais frequência no calendário letivo. Isso suscitará maior segurança aos estudantes e as famílias. A pesquisa deste artigo científico foi realizada em uma escola particular, localizada em Curitiba com quatro professoras regentes entre as seguintes séries de transição: infantil 5, última etapa da Educação Infantil e o primeiro ano do ensino fundamental. A análise dos questionários revela que a instituição segue no caminho para uma transição com mais significado e qualidade, sem perder de vista a criança como foco; a troca entre o corpo docente; a concepção do currículo; os princípios inacianos; a escuta diante do processo e o cuidado para a adaptação da variedade de transição que pode ocorrer, como alunos novos, enturmação, inclusão, retenção, entre outros.; |