RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A TV na prática docente: Como a TV é utilizada em sala de aula pelos professores de Educação Infantil?.

Mostrar registro simples

Autor Minuzzo, Vívia de Vargas;
Orientador Vasconcelos, Queila Almeida;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2390470429201960;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A TV na prática docente: Como a TV é utilizada em sala de aula pelos professores de Educação Infantil?.;
Resumo O presente artigo traz como tema a utilização da televisão em sala de aula pelas professoras de Educação Infantil e tem como objetivo principal analisar a utilização deste artefato como recurso pedagógico, identificando a frequência e a qualidade do seu uso. Compreende-se a metodologia deste trabalho como base nos princípios da análise de conteúdo a partir de entrevistas semiestruturadas de caráter qualitativo que foram respondidas por professoras de Educação Infantil, profissionais de escolas públicas e de escolas privadas, de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. As respostas foram analisadas, e três categorias foram escolhidas para a análise. Foi constatado que as professoras utilizam a televisão principalmente para acalmar as crianças, para tentar contribuir para a aprendizagem ou como um recurso musical. As conclusões apontam para a necessidade de reflexões, pelos docentes, sobre a forma que utilizam a televisão na sala de aula para que este recurso possa auxiliar de forma significativa na ampliação do repertório cultural e tecnológico das crianças.;
Palavras-chave Televisão; Educação infantil; Práticas docentes;
Tipo TCC;
Data de defesa 2018-11-29;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7610;
Nivel Especialização;
Curso Educação Infantil;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística