Autor |
Minuzzo, Vívia de Vargas; |
Orientador |
Vasconcelos, Queila Almeida; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2390470429201960; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
A TV na prática docente: Como a TV é utilizada em sala de aula pelos professores de Educação Infantil?.; |
Resumo |
O presente artigo traz como tema a utilização da televisão em sala de aula pelas professoras de Educação Infantil e tem como objetivo principal analisar a utilização deste artefato como recurso pedagógico, identificando a frequência e a qualidade do seu uso. Compreende-se a metodologia deste trabalho como base nos princípios da análise de conteúdo a partir de entrevistas semiestruturadas de caráter qualitativo que foram respondidas por professoras de Educação Infantil, profissionais de escolas públicas e de escolas privadas, de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. As respostas foram analisadas, e três categorias foram escolhidas para a análise. Foi constatado que as professoras utilizam a televisão principalmente para acalmar as crianças, para tentar contribuir para a aprendizagem ou como um recurso musical. As conclusões apontam para a necessidade de reflexões, pelos docentes, sobre a forma que utilizam a televisão na sala de aula para que este recurso possa auxiliar de forma significativa na ampliação do repertório cultural e tecnológico das crianças.; |
Palavras-chave |
Televisão; Educação infantil; Práticas docentes; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2018-11-29; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7610; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Infantil; |