| Autor | Minuzzo, Vívia de Vargas; |
| Orientador | Vasconcelos, Queila Almeida; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/2390470429201960; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Título | A TV na prática docente: Como a TV é utilizada em sala de aula pelos professores de Educação Infantil?.; |
| Resumo | O presente artigo traz como tema a utilização da televisão em sala de aula pelas professoras de Educação Infantil e tem como objetivo principal analisar a utilização deste artefato como recurso pedagógico, identificando a frequência e a qualidade do seu uso. Compreende-se a metodologia deste trabalho como base nos princípios da análise de conteúdo a partir de entrevistas semiestruturadas de caráter qualitativo que foram respondidas por professoras de Educação Infantil, profissionais de escolas públicas e de escolas privadas, de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. As respostas foram analisadas, e três categorias foram escolhidas para a análise. Foi constatado que as professoras utilizam a televisão principalmente para acalmar as crianças, para tentar contribuir para a aprendizagem ou como um recurso musical. As conclusões apontam para a necessidade de reflexões, pelos docentes, sobre a forma que utilizam a televisão na sala de aula para que este recurso possa auxiliar de forma significativa na ampliação do repertório cultural e tecnológico das crianças.; |
| Palavras-chave | Televisão; Educação infantil; Práticas docentes; |
| Tipo | TCC; |
| Data de defesa | 2018-11-29; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7610; |
| Nivel | Especialização; |
| Curso | Educação Infantil; |