Resumo |
A cooperativa de crédito Sicredi Serrana adota em 2015 um novo modelo de gestão chamado gestão por propósito, que vem substituir o modelo de gestão baseado em metas de venda de produtos, sistema utilizados pelos bancos comerciais. A gestão por propósito tem por fim, colocar em prática um novo modelo de relacionamento com os associados, focando o interesse verdadeiro e na sua melhor experiência comercial, com objetivo de aumentar a satisfação e a fidelização do associado com a sua cooperativa. Para que isso ocorra é preciso conhecer os associados, identificar e comercializar com eles os produtos que o ajudaram no seu desenvolvimento pessoal, comercial/industrial, valorizando assim o capital humano da cooperativa. Para isso o pesquisador vai contextualizar o que é cooperativismo, a
cooperativa analisada, diferenciar o modelo de gestão por metas pelo modelo de gestão por propósito, entender o que é eficiência cooperativista, descrever como ocorreu o processo de implantação desse novo modelo de relacionamento comercial e verificar os resultados alcançados. Com isso busca-se identificar melhorias para aumentar os resultados das cooperativas de créditos e a satisfação dos associados, maximizar a eficiência cooperativista, disseminar as práticas adotadas pela Sicredi Serrana em outras cooperativas de crédito, contribuir para a padronização do atendimento das cooperativas de créditos diferenciando-as dos bancos comerciais; |