| Autor | Lima, Suellen de Almeida; |
| Orientador | Portal, Cleber; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/5491721289171337; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Título | Afetividade e clima institucional: aliados na formação integral dos estudantes; |
| Resumo | Este artigo tem como princípio norteador analisar a relação da afetividade na aprendizagem integral. Vivemos em uma sociedade que desvaloriza as emoções e as inteligências não-cognitivas, onde exalta-se e valoriza-se a razão, deixando de lado a importância dos sentimentos no processo ensino-aprendizagem; processo este que é uma troca constante, onde educador e educando ensinam e aprendem simultaneamente e a todo o tempo. É vital compreendermos a importância de um ambiente propício ao exercício da afetividade na vida dos nossos alunos, pois, infelizmente, estamos preocupados em ensinar e esquecemo-nos de semear nos estudantes o desejo de aprender. Precisamos resgatar valores tão esquecidos nos dias atuais e tão úteis à formação integral desses indivíduos. E como estimular esses sentimentos senão criando um clima institucional acolhedor, que promova um sentimento de pertença aos estudantes? Assim, devemos investir na criação de um ambiente favorável à inclusão e ao desenvolvimento do indivíduo, primando pelas relações conquistadas neste espaço, para que dessa forma, possamos garantir que os nossos estudantes se sintam integrados e protagonistas da escola.; |
| Palavras-chave | Educação afetiva; Clima institucional; Modo de proceder; Relações humanas; |
| Tipo | TCC; |
| Data de defesa | 2018-01-01; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7605; |
| Nivel | Especialização; |
| Curso | Educação Jesuítica: Aprendizagem integral, Sujeito e Contemporaneidade; |