Resumo |
A comunicação é uma importante ferramenta para a gestão, pois quando a comunicação é realizada de maneira eficaz dentro das organizações, os processos internos apresentam os resultados esperados, trazendo benefícios à organização e também aos empregados, que passam a interagir com os processos organizacionais, valorizando-os ainda mais. Desta forma, o presente trabalho de conclusão tem como objetivo verificar qual é a percepção dos empregados sobre a comunicação interna realizada, quanto a seus fluxos, barreiras e canais utilizados na Cooperativa X. Por este motivo, realizou-se um estudo de caso com entrevista de três gestores e também aplicou-se um questionário com os empregados, onde se obteve o retorno de 172 empregados. Através da análise destes retornos, verificou-se como se encontra a comunicação para o público interno na cooperativa e a percepção dos empregados quanto aos canais e barreiras comunicacionais, apresentando pontos positivos e negativos. Percebe-se que existe uma preocupação com a comunicação por parte da cooperativa e dos empregados, porém, observa-se que algumas práticas encontram-se falhas, gerando retornos indesejados dependendo dos setores ou pessoas. Desta forma, pode-se verificar que a ineficiência da comunicação interna pode ser uma barreira para o desenvolvimento da cooperativa.; |