Autor |
Rodrigues, Poline Czizewski; |
Orientador |
Silva, Roberto Rafael Dias da; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3180659616699939; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
A desaceleração da infância no currículo da educação infantil; |
Resumo |
Com o objetivo de discutir a importância da reformulação do currículo da educação infantil a fim de fazer da escola um espaço de desaceleração da infância, faz-se necessário refletir sobre a necessidade de desacelerar a rotina dos estudantes que se encontram na chamada primeira infância; caracterizar a escola como espaço por excelência do resgate do ritmo de vida adequado às crianças; buscar e avaliar alternativas a essa desaceleração; e propor reformulações efetivas no currículo escolar dessas turmas, visando a alcançar o referido objetivo. Além disso, desacelerar o ritmo de vida das crianças matriculadas na educação infantil reforça a vocação das instituições praticantes da Pedagogia Inaciana como Comunidades Educativas conectadas a seu entorno e sensíveis e flexíveis às mudanças de seu tempo (PEC, 2016). Afinal, não se trata de ignorar ou negar uma transformação social característica da contemporaneidade, que parece inserir a criança num modus vivendi próprio da idade adulta. Diferentemente, buscam-se alternativas a esse cenário para garantir às crianças o direito a uma infância plena e saudável. Com este quadro de intencionalidades, organizamos o presente artigo em quatro seções.; |
Palavras-chave |
Currículo da educação infantil; Desaceleração da infância; Primeira infância; Comunidades educativas; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2018-01-01; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7602; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Jesuítica: Aprendizagem integral, Sujeito e Contemporaneidade; |