| Autor | Rodrigues, Poline Czizewski; |
| Orientador | Silva, Roberto Rafael Dias da; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/3180659616699939; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Título | A desaceleração da infância no currículo da educação infantil; |
| Resumo | Com o objetivo de discutir a importância da reformulação do currículo da educação infantil a fim de fazer da escola um espaço de desaceleração da infância, faz-se necessário refletir sobre a necessidade de desacelerar a rotina dos estudantes que se encontram na chamada primeira infância; caracterizar a escola como espaço por excelência do resgate do ritmo de vida adequado às crianças; buscar e avaliar alternativas a essa desaceleração; e propor reformulações efetivas no currículo escolar dessas turmas, visando a alcançar o referido objetivo. Além disso, desacelerar o ritmo de vida das crianças matriculadas na educação infantil reforça a vocação das instituições praticantes da Pedagogia Inaciana como Comunidades Educativas conectadas a seu entorno e sensíveis e flexíveis às mudanças de seu tempo (PEC, 2016). Afinal, não se trata de ignorar ou negar uma transformação social característica da contemporaneidade, que parece inserir a criança num modus vivendi próprio da idade adulta. Diferentemente, buscam-se alternativas a esse cenário para garantir às crianças o direito a uma infância plena e saudável. Com este quadro de intencionalidades, organizamos o presente artigo em quatro seções.; |
| Palavras-chave | Currículo da educação infantil; Desaceleração da infância; Primeira infância; Comunidades educativas; |
| Tipo | TCC; |
| Data de defesa | 2018-01-01; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7602; |
| Nivel | Especialização; |
| Curso | Educação Jesuítica: Aprendizagem integral, Sujeito e Contemporaneidade; |