Autor |
Teixeira, Milmar de Paula Haun; |
Orientador |
Neto, José Teixeira; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9510313657960876; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
O vínculo afetivo como potência na construção de aprendizagens significativas; |
Resumo |
O presente trabalho tem como objetivo ser uma reflexão sobre a importância da afetividade na relação professor/aluno, proporcionando aprendizagens significativas. O professor amoroso tende a conseguir implicar seus alunos a serem os maiores interessados na aquisição de aprendizagens, a serem protagonistas na construção do conhecimento e formação do sujeito, suscita o desejo de aprender, desperta o sabor de saber. Uma acolhida carinhosa, um gesto de valorização, um olhar de aprovação, pode desencadear no aluno uma potência propulsora que o levará a superar seus limites. Não é possível falar em educação se esta linguagem não for pautada no amor e nos valores que promovam a dignidade da pessoa como ser humano. Foi extremamente gratificante constatar o progresso e o desenvolvimento de um aluno com múltiplas questões cognitivas que dificultavam sua aprendizagem, e como muitos caminhos se abriram, através da afetividade, para que conseguisse aprender a ler e escrever, passando a se sentir incluído e valorizado como pessoa; |
Palavras-chave |
Afetividade; Desejo; Aprendizagem; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2018-01-01; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7599; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Jesuítica: Aprendizagem integral, Sujeito e Contemporaneidade; |