Mostrar el registro sencillo del ítem
metadataTrad.dc.contributor.author | Teixeira, Milmar de Paula Haun; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor | Neto, José Teixeira; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9510313657960876; |
metadataTrad.dc.publisher | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.title | O vínculo afetivo como potência na construção de aprendizagens significativas; |
metadataTrad.dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo ser uma reflexão sobre a importância da afetividade na relação professor/aluno, proporcionando aprendizagens significativas. O professor amoroso tende a conseguir implicar seus alunos a serem os maiores interessados na aquisição de aprendizagens, a serem protagonistas na construção do conhecimento e formação do sujeito, suscita o desejo de aprender, desperta o sabor de saber. Uma acolhida carinhosa, um gesto de valorização, um olhar de aprovação, pode desencadear no aluno uma potência propulsora que o levará a superar seus limites. Não é possível falar em educação se esta linguagem não for pautada no amor e nos valores que promovam a dignidade da pessoa como ser humano. Foi extremamente gratificante constatar o progresso e o desenvolvimento de um aluno com múltiplas questões cognitivas que dificultavam sua aprendizagem, e como muitos caminhos se abriram, através da afetividade, para que conseguisse aprender a ler e escrever, passando a se sentir incluído e valorizado como pessoa; |
metadataTrad.dc.subject | Afetividade; Desejo; Aprendizagem; |
metadataTrad.dc.type | TCC; |
metadataTrad.dc.date.issued | 2018-01-01; |
metadataTrad.dc.identifier.uri | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7599; |
metadataTrad.dc.audience.educationLevel | Especialização; |
metadataTrad.dc.curso | Educação Jesuítica: Aprendizagem integral, Sujeito e Contemporaneidade; |