Autor |
Castro, Luiz Leandro Alves de; |
Orientador |
Nascimento, Francisco Juceme Rodrigues; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3144193832758899; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Parlamento Jovem: Uma Experiência Transformadora; |
Resumo |
Pretende-se com este artigo refletir acerca do Programa Parlamento Jovem, programa de formação para a cidadania e política da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, enquanto espaço de formação de homens e mulheres para os demais. O trabalho envolve uma pesquisa com os estudantes do Colégio dos Jesuítas, da Rede Jesuíta de Educação, que participaram da experiência no ano de 2017. A partir dos referenciais teóricos em Hannah Arendt e Paulo Freire, constatase que, enquanto experiência, o Parlamento Jovem oferece uma visão de política como espaço cuidado do outro e do mundo; desperta nos jovens o desejo de ser mais, não para si, mas para os demais. De igual modo, constata-se que o
Parlamento Jovem possibilita experiências transformadoras e profícuas mais que as teorias vistas em sala de aula, tendo como parâmetro a linha pedagógica inaciana.; |
Palavras-chave |
Parlamento jovem; Experiência transformadora; Ser mais para os demais; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2018-01-01; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7592; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Jesuítica: Aprendizagem integral, Sujeito e Contemporaneidade; |