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O PNAIC e suas interfaces no processo de formação continuada dos professores das escolas da rede pública municipal de ensino de Novo Hamburgo – RS, no período entre 2013 a 2016

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Autor Haefliger, Luciana;
Orientador Roos, Cristiane;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1081067590480980;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título O PNAIC e suas interfaces no processo de formação continuada dos professores das escolas da rede pública municipal de ensino de Novo Hamburgo – RS, no período entre 2013 a 2016;
Resumo Este estudo pretende analisar de que forma o processo de formação continuada proposto pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, no município de Novo Hamburgo – RS entre os anos de 2013 a 2016 teve relevância para a atualização e o processo formativo continuado dos Professores Alfabetizadores desta Rede Municipal de Ensino. Partindo do pressuposto que a formação inicial é a base para vida de todo docente e que os saberes jamais estão acabados, acreditamos que os momentos de formação continuada visam aprimorar e atualizar os conhecimentos pedagógicos disseminados no espaço escolar. Procuramos relacionar e estabelecer aproximações entre a teoria vivenciada diariamente pelos professores e a prática, através do processo contínuo de ação-reflexão-ação. Levantamos no contexto Nacional, as legislações que asseguram e executam o processo de formação continuada, afirmando sua importância e validade para os docentes. Verificamos os papeis desempenhados pelos Orientadores de Estudos e Professores Alfabetizadores dentro do PNAIC, quais suas funções e estratégias para o aprimoramento e qualificação de sua prática, através de trocas constantes entre os participantes do Programa, desenvolvendo propostas contextualizadas, acessíveis e reflexivas. Para tanto, buscamos subsídios em pesquisas bibliográficas, realizamos análises documentais dos cadernos do PNAIC, fizemos consultas sobre dados numéricos e estatísticos com a Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo – RS, e entrevistas estruturadas e semi-estruturadas com os participantes do referido Programa. Percebemos que a legislação nacional assegura a capacitação dos professores visando uma reflexão teórica sobre as práticas vivenciadas. Autores como Imbernón (2000 e 2009) e Nóvoa (1991 e 1995) também trazem a importância de um professor reflexivo sobre a sua prática, qualificando as experiências de ensino e aprendizagem. A partir das entrevistas realizadas com segmentos envolvidos na execução do PNAIC, Orientadores de Estudos e Professores Alfabetizadores, foi possível perceber que mesmo apresentando falhas e aspectos a melhorar, o Programa conseguiu cumprir e atingir os objetivos propostos, assegurando e fornecendo uma formação contínua de qualidade, acessível e aplicável para todos os envolvidos.;
Palavras-chave Formação continuada; Relação teoria e prática; PNAIC;
Tipo TCC;
Data de defesa 2018-09-25;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7591;
Nivel Especialização;
Curso Gestão e Supervisão Escolar: Desafios do Trabalho;


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