Resumo |
O presente trabalho de conclusão de curso surgiu a partir de motivações de pesquisa baseadas em minha trajetória pessoal e profissional. Meus caminhos profissionais sempre estiveram relacionados à escola, e pensar esta instituição, desde então, tem sido recorrente. Cursando uma Pós-Graduação na área de gestão e supervisão escolar, evidencia-se meu anseio sobre refletir as práticas de gestão. Ciente das diferentes atribuições de um gestor escolar, este trabalho enfoca questões de liderança para a prática eficaz desse profissional, compreendendo sua relevante função de mobilizador. Para tanto, este trabalho busca através de levantamento bibliográfico e excertos de matérias de capa veiculas entre os anos de
2015 e 2017 da revista gestão Escolar, de caráter ilustrativo, responder a pergunta de pesquisa: ‘qual a importância da liderança na gestão das escolas?’. A reflexão e o levantamento bibliográfico apontam para a necessidade de investir em ações efetivas de gestão democrática como forma de assegurar o envolvimento e participação de toda a equipe e comunidade escolar, gerando assim uma motivação comum. Sendo a liderança uma postura de influência e estimulação, o gestor dotado dessas características, impulsiona sua esquipe na busca pela garantia de uma escola de qualidade, que promova uma aprendizagem legítima. Refletir sobre os impactos da gestão escolar para o funcionamento da escola é exercício fundamental para o profissional efetivamente preocupado com o sucesso da escola. Este é um tema que merece ênfase nos cursos de formação de gestores e até mesmo nas licenciaturas, visto que os docentes também executam funções de liderança, além de destaque nos discursos sobre a qualidade da escola e da educação.; |