Resumo |
Este trabalho tem como objetivo geral compreender como está organizado o currículo da Escola Padre Arrupe considerando a formação integral da pessoa. Em relação a categoria administrativa trata-se de uma instituição privada pertencente à Rede Jesuíta de Educação (RJE), enquadrando-se no grupo das organizações filantrópicas e oferta a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental. Considerando a missão da Escola que é oferecer uma educação de qualidade com vistas à formação integral da pessoa humana, a partir da operacionalização do currículo criativo e inovador nas dimensões cognitiva, socioafetiva e espiritual religiosa pautada nos princípios da Pedagogia Inaciana, trouxemos o seguinte questionamento para este trabalho: Como a Escola Padre Arrupe operacionaliza o currículo escolar a partir de sua organização tendo em vista a formação integral do aluno? A expansão da oferta da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental no Brasil têm ocorrido de forma crescente nas últimas décadas com a ampliação das discussões referentes aos direitos da criança e o sentido que a infância passou a representar na sociedade. Tendo em
vista tal feito, as escolas e colégios pertencentes à Rede Jesuíta de Educação vêm modificando
o sentido de currículo, agora voltado para a aprendizagem do aluno. Diante disto, buscamos especificamente analisar o conceito de currículo integral que atravessa a compreensão da equipe pedagógica da Escola Padre Arrupe; identificar a presença do currículo integral no cotidiano do trabalho pedagógico e investigar como o currículo vem sendo operacionalizado na Escola Padre Arrupe a partir do conceito de formação integral. Para a construção teórica,
nos apoiamos em Andrade (2010), Brasil (1996, 1998), Campos (1997), Kramer (2006),
Kuhlmann Jr. (2000), Sacristán (2000), dentre outros. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo Estudo de Caso, no qual fizemos uso da entrevista como instrumento de coleta dos dados. Entendemos que o currículo atravessa o cotidiano escolar nas relações que são estabelecidas e no caráter pedagógico que a prática educativa representa para os atores sociais que dela fazem parte. Portanto, vivenciar o currículo é ao mesmo tempo sistematizar uma ação consciente, competente, compassiva, comprometida e criativa com a educação e com a aprendizagem dos alunos.; |