Resumo |
Os atuais sujeitos da aprendizagem vivem e convivem imersos numa cultura digital. Considerando essa realidade, as escolas cada vez mais investem em tecnologias digitais, sendo necessário que os professores se apropriem dessas tecnologias a fim de propiciar processos de ensino e de aprendizagem coerentes com esse tempo histórico e social. Compreender como esses sujeitos aprendem nesse contexto, a fim de repensar metodologias e práticas pedagógicas é fundamental para que o professor possa desenvolver a mediação pedagógica competente. Assim, esse artigo apresenta uma experiência cujo objetivo foi compreender de que forma alunos do 4º ano do Ensino fundamental, de uma escola confessional, localizada em Juiz de Fora - MG, melhor aprendem. Nesse contexto, foram analisados duas propostas de aula: uma cuja a tecnologia foi predominantemente analógica e a abordagem mais tradicional e, o outro que se apropriou de tecnologias digitais com uma abordagem mais interacionista. O resultado aponta uma maior interação e
satisfação dos alunos e, principalmente, um maior protagonismo na aprendizagem, no contexto em que houve apropriação das tecnologias digitais numa abordagem interacionista; |