RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A importância do acompanhamento – cura personalis – no processo de ensino e aprendizagem no Colégio dos Jesuítas de Juiz de Fora – MG

Mostrar registro simples

Autor Sousa, José Robson Silva;
Orientador Storck, João Batista;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8903068207706358;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A importância do acompanhamento – cura personalis – no processo de ensino e aprendizagem no Colégio dos Jesuítas de Juiz de Fora – MG;
Resumo A presente reflexão monográfica tem por intuito refletir e aprofundar o tema da cura personalis no Colégio dos Jesuítas em Juiz de Fora. A cura personalis se refere ao acompanhamento personalizado que o sujeito recebe a partir da orientação daquele que o acompanha. A educação na Companhia de Jesus se ampara no modo de proceder próprio da espiritualidade inaciana, na verdade é a fonte para a educação. O acompanhamento é muito forte na espiritualidade inaciana, uma vez que é o meio pelo qual o orientador ajuda o sujeito, que é acompanhado e que busca o maior conhecimento de si. Estendido ao âmbito educacional não há nenhuma diferença quanto ao fim que se deseja no acompanhamento personalizado dos estudantes: deseja-se que o sujeito seja exortado e potencializado dentro do sua totalidade de ser humano, considerando a dimensão social, espiritual, cognitiva e afetiva. Portanto, a educação na Companhia de Jesus, através de um acompanhamento personalizado, busca e deseja que o nosso estudante goze de uma formação integral, que o lance cada vez mais ao mágis.;
Palavras-chave Cura personalis; Acompanhamento personalizado; Formação integral; Espiritualidade inaciana; Educação;
Tipo TCC;
Data de defesa 2018-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7579;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuítica: Aprendizagem integral, Sujeito e Contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística