Autor |
Gomes, Joana Ramalia Nóbrega; |
Orientador |
Melo, Laura Angélica Godoi de; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/1954431822229208; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
O ensino dos gêneros textuais sob o viés humanista da companhia de Jesus; |
Resumo |
Diante da pertinência em construir e cultivar os valores humanísticos e cristãos numa sociedade líquida, usando a visão de Bauman (2001), este artigo propõe-se a apresentar uma sequência didática para alunos do ensino fundamental II (6º ao 9º anos) que incorpore a proposta pedagógico-filosófica da Companhia de Jesus (pedagogia inaciana) e o ensino de escrita em língua portuguesa. A ideia é possibilitar aos professores de língua portuguesa da Rede Jesuíta de Educação, bem como os da rede católica e não confessional, como se pode unir ensino de escrita e valores humanísticos em atividades de aquisição da escrita, em sua dinâmica com os gêneros textuais e práticas de letramento. A fim de uma formação integral de cada indivíduo dentro da comunidade, e visando o desenvolvimento completo dos talentos, serão propostas intervenções por meio de modelos de sequência didática, uma sobre o gênero textual carta aberta à ONU, através da reflexão proposta pela Campanha da Fraternidade de 2018: “Fraternidade e superação da violência”. A presente proposta encontra-se apoiada nos estudos sobre o desenvolvimento moral da criança de Piaget (1932) e Kohlberg (1958, 1966, 1968), e também está ligada às reflexões de Kant sobre o princípio moral no homem. Utilizamos a visão metodológica da Escola de Genebra, assumida por Scheneuwly e Dolz (1997), intitulada “Sequência Didática”, com apoio do referencial teórico acerca dos gêneros textuais proposto por Marcuschi (2008). Esse trabalho justifica-se pelo fato de as atividades com o texto em sala de aula devem ser o norte para um ensino efetivo da língua escrita, dentro das proposições dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do ensino de Língua Portuguesa. Tal proposta visa um desenvolvimento positivo para a aquisição da escrita e, nesse sentido, as atividades com texto não podem ser desenvolvidas de forma estática e sem ligação à vida dos alunos, assim, projetamos um modelo pedagógico que envolva a ampliação das atividades de língua portuguesa norteada pelas proposições inacianas, que visam o desenvolvimento intelectual, afetivo e humanístico, ou seja, a ampliação dos talentos da criança. Conclui-se que trabalhar a língua escrita deve se dar por meio de um planejamento em forma de sequências didáticas,possibilitando uma melhor prática e planejamento por parte do professor,e uma aprendizagem sistemática e reflexiva com o gênero textual ensinado aos alunos.; |
Abstract |
In view of the pertinence in constructing and cultivating humanistic and Christian values in a net society, using Bauman's (2001) vision, this article proposes to present a didactic sequence for elementary students II (6th to 9th grade) that incorporates the pedagogical-philosophical proposal of the Society of Jesus (Ignatian pedagogy) and the teaching of writing in Portuguese language. The idea is to enable Portuguese-speaking teachers of the Jesuit Education Network, as well as those of the Catholic and non-denominational network, to join writing teaching and humanistic values in acquiring writing activities, in their dynamics with textual genres and literacy practices. In order to fully train each individual within the community, and aiming at the full development of the talents, interventions will be proposed by means of didactic sequence models, one on the textual genre open letter to the UN, through the reflection proposed by the Fraternity Campaign of 2018: "Fraternity and overcoming violence". The present proposal is supported by the studies on the moral development of the child of Piaget (1932) and Kohlberg (1958, 1966, 1968), and is also linked to Kant's reflections on the moral principle in man. We used the methodological view of the Scheneuwly and Dolz (1997) School of Geneva, entitled "Didactic Sequence", with the support of the theoretical reference about the textual genres proposed by Marcuschi (2008). This work is justified by the fact that the activities with the text in the classroom should be the north for an effective teaching of the written language, within the propositions of the National Curricular Parameters (PCN) of the teaching of Portuguese Language. This proposal aims at a positive development for the acquisition of writing and, in this sense, the activities with text can not be developed in a static way and without connection to the life of the students, thus, we design a pedagogical model that involves the amplification of the activities of Portuguese language guided by the Ignatian propositions, which aim at the intellectual, affective and humanistic development, that is, the expansion of the child's talents. It is concluded that working the written language should be done through a planning in the form of didactic sequences, allowing a better practice and planning by the teacher, and a systematic and reflective learning with the textual gender taught to the students.; |
Palavras-chave |
Sequência didática; Língua escrita; Letramento; Ensino inaciano; Ensino inaciano; Didactic sequence; Written language; Literature; Ignatian teaching; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2018-07-18; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7578; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Jesuítica: Aprendizagem integral, Sujeito e Contemporaneidade; |