Mostrar el registro sencillo del ítem
| metadataTrad.dc.contributor.author | Marques, Franciele de Meneghi; |
| metadataTrad.dc.contributor.advisor | Vasconcelos, Queila Almeida; |
| metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2390470429201960; |
| metadataTrad.dc.publisher | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| metadataTrad.dc.title | CASA AMARELA - um espaço compartilhado entre “pessoas grandes, crianças pequenas e crianças grandes e... não tem bebê!”; |
| metadataTrad.dc.description.resumo | Ancorada na concepção de infância, narro as minhas práticas cotidianas as quais constituem as relações e vivências entre crianças e adultos no espaço da Casa Amarela, cuja definição de contraturno, conforme o Projeto Político-Pedagógico (2012) da escola, “constitui-se num campo de significados, que ultrapassa os muros da escola. Logo, a organização do cotidiano deve estar articulada com as finalidades educativas, com a concepção de criança, de aprendizagem e com a realidade cultural e social dos sujeitos envolvidos, sem, contudo, perder os horizontes da Educação Infantil” (p.48). Nesse sentido, a proposta da Casa Amarela tem se constituído em um tempo no qual se oferece às crianças a possibilidade de viver coletivamente a ideia de currículo da Educação Infantil, expressa nas DCNEI em um espaço pouco “escolarizado”, visto que suas características referentes tanto à arquitetura do local quanto à organização e disposição dos móveis e materiais se assemelham muito mais ao ambiente familiar do que escolar.; |
| metadataTrad.dc.subject | Concepção de infância; Práticas cotidianas; Casa Amarela; Projeto Político-Pedagógico; Educação Infantil; |
| metadataTrad.dc.type | TCC; |
| metadataTrad.dc.date.issued | 2018-01-01; |
| metadataTrad.dc.identifier.uri | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7574; |
| metadataTrad.dc.audience.educationLevel | Especialização; |
| metadataTrad.dc.curso | Educação Infantil; |