RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A experiência de aprendizagem da física a partir de atividades experimentais

Mostrar registro simples

Autor Alberto Filho, Ennio;
Orientador Braga, Suzana Cordeiro;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A experiência de aprendizagem da física a partir de atividades experimentais;
Resumo Este trabalho se propõe a enunciar algumas teorias da cognição e relacioná-las com a importância das atividades experimentais na aprendizagem da Física. Para esse fim, são abordadas concepções pedagógicas de vários estudiosos da área, reflexões educacionais de Moreira (2017), e são analisadas as condições para atividades experimentais eficazes na Física. Por meio de uma pesquisa feita com estudantes da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Loyola sobre a eficiência das atividades experimentais de Física desenvolvidas nas três séries do Ensino Médio, são sugeridas propostas para que os estudantes tenham melhor desempenho nessa disciplina e aprendam com mais motivação, à luz do Projeto Educativo Comum (PEC) (EIDT; SÜNDERMANN, 2016). Os dados demonstram que as aulas experimentais de Física aumentam a motivação dos alunos e, consequentemente, possibilitam uma melhor compreensão do conteúdo.;
Palavras-chave Experimento; Física; Motivação; Laboratório;
Tipo TCC;
Data de defesa 2018-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7572;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuítica: Aprendizagem integral, Sujeito e Contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística