RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Brinquedoteca: constituindo uma docência na educação infantil pelo brincar

Mostrar registro simples

Autor Gonzatto, Cristiane Marsango da Silva;
Orientador Pecoits, Sariane da Silva;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9288621288367655;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Brinquedoteca: constituindo uma docência na educação infantil pelo brincar;
Resumo O presente relato de experiência tem como objetivo relatar fatos vivenciados durante o ano letivo de 2018, o qual destaca informações vivenciadas por mim como professora responsável pela organização, criação e desenvolvimento do projeto da brinquedoteca na EMEI Paulo Sérgio Gusmão no município de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, e compartilhar a minha trajetória como professora de Educação Infantil. Tendo como objetivo narrar às estratégias encontradas pelas crianças, assim como as minhas, ao longo deste ano na busca de estabelecer vínculos e compartilhar experiências que pudessem qualificar o tempo vivido na escola e no decorrer do projeto. Dedico-me em dar ênfase: a importância da relação de empatia com as crianças; a potência das infâncias e seu protagonismo; e a necessária parceria pedagógica que pode ser constituída entre os professores (adultos) e alunos (crianças) na escola, logo é necessário um espaço adequado e favorável para as brincadeiras, como também para desenvolver a imaginação da criança. Portanto, a importância da organização do espaço da brinquedoteca, assim como, o processo de construção da mesma é fundamental, pois deve ser um momento facilitador do desenvolvimento integral da criança para que ela possa brincar, aprender e se divertir, onde o professor passa a ser um investigador com um olhar sobre a necessidade desse espaço nas escolas para que as crianças possam ter uma aprendizagem mais significativa e prazerosa. Segundo Vigotski (1987), é na brincadeira que a criança se comporta além, é onde a criança vivencia uma experiência no brinquedo como se ela fosse maior do que na realidade.;
Palavras-chave Participação infantil; Protagonismo; Organização do espaço; Projeto; Brincar e o professor;
Tipo TCC;
Data de defesa 2018-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7565;
Nivel Especialização;
Curso Educação Infantil;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística