Resumo |
O presente trabalho tem por objetivo fornecer um estudo descritivo e prático-teórico acerca da aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade, levando em consideração o viés da educação jesuítica e as tecnologias digitais que podem contribuir para uma educação integral. Com o estudo, pretende-se dissertar acerca da formação integral e das tecnologias em sala de aula e seus benefícios para os professores e os docentes envolvidos, tendo em vista que essa é uma prática majoritariamente recente no espectro educacional e tem muito a acrescentar na vida dos cidadãos. Para tal, foram utilizados como suporte teórico os estudos de LOPES (2012), PRETTO & RICCIO (2010), LOPES & SCHLEMMER (2014), entre outros. A partir desses estudos, foi realizada uma pesquisa, com os professores do Colégio dos Jesuítas, de cunho exploratória e qualitativa com o objetivo de identificar os desafios encontrados à incorporação das tecnologias digitais nas práticas docentes. Foi evidenciado que os benefícios dos usos das tecnologias digitais como forma de promover ações para uma educação mais comprometida são deveras importantes para o âmbito educacional. Além disso, a educação mediada pelas tecnologias digitais faz com que os alunos possam gozar dos benefícios da formação integral, pois articulam o meio atual em que o aluno vive, isto é, o meio digital com o uso de computadores, tablets, celulares, entre outros, com o meio
escolar, que utiliza esses recursos para promover a educação e a empatia pelo ensino por parte desses estudantes. Como resultado dessa pesquisa, foi evidenciado que os educadores percebem a importância do uso das tecnologias digitais na educação, mas são poucos os que realmente procuram incorporá-las em suas práticas.; |