Autor |
Gonçalves, Andréia Pereira; |
Orientador |
Cavalcanti, Paulo Henrique; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9421298460091689; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
O uso e o desenvolvimento de metodologias ativas a partir da cultura digital: uma proposta de atualização de práticas pedagógicas; |
Resumo |
Este trabalho propõe uma discussão sobre o uso de metodologias ativas, a partir da apropriação da cultura digital nos processos pedagógicos de ensinoaprendizagem utilizados pelos professores. Esta discussão pretende abordar a necessidade de uma atualização das metodologias utilizadas por grande parte dos professores, métodos esses que não despertam o interesse dos alunos e, muitas vezes, podem ocasionar o fracasso escolar dos estudantes. O trabalho também destaca o perfil dos alunos da atualidade, que possuem habilidades cognitivas diferentes das gerações anteriores, pois são capazes de processar informações textuais e imagéticas mais rapidamente, além de disseminarem ideias e dados de forma ágil, participando de forma muito mais ativa no processo de aprendizagem.
A partir da realização de uma pesquisa bibliográfica e da aplicação de um questionário foi possível comprovar a hipótese levantada no trabalho, isto é, que a atualização das práticas pedagógicas dos professores, a partir do uso de metodologias ativas e da apropriação da cultura digital, é uma questão urgente é necessária.; |
Palavras-chave |
Metodologias ativas; Cultura digital; Atualização de processos pedagógicos; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2018-01-01; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7506; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Jesuítica: Aprendizagem integral, Sujeito e Contemporaneidade; |