| Autor | Gonçalves, Andréia Pereira; |
| Orientador | Cavalcanti, Paulo Henrique; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/9421298460091689; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Título | O uso e o desenvolvimento de metodologias ativas a partir da cultura digital: uma proposta de atualização de práticas pedagógicas; |
| Resumo | Este trabalho propõe uma discussão sobre o uso de metodologias ativas, a partir da apropriação da cultura digital nos processos pedagógicos de ensinoaprendizagem utilizados pelos professores. Esta discussão pretende abordar a necessidade de uma atualização das metodologias utilizadas por grande parte dos professores, métodos esses que não despertam o interesse dos alunos e, muitas vezes, podem ocasionar o fracasso escolar dos estudantes. O trabalho também destaca o perfil dos alunos da atualidade, que possuem habilidades cognitivas diferentes das gerações anteriores, pois são capazes de processar informações textuais e imagéticas mais rapidamente, além de disseminarem ideias e dados de forma ágil, participando de forma muito mais ativa no processo de aprendizagem. A partir da realização de uma pesquisa bibliográfica e da aplicação de um questionário foi possível comprovar a hipótese levantada no trabalho, isto é, que a atualização das práticas pedagógicas dos professores, a partir do uso de metodologias ativas e da apropriação da cultura digital, é uma questão urgente é necessária.; |
| Palavras-chave | Metodologias ativas; Cultura digital; Atualização de processos pedagógicos; |
| Tipo | TCC; |
| Data de defesa | 2018-01-01; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7506; |
| Nivel | Especialização; |
| Curso | Educação Jesuítica: Aprendizagem integral, Sujeito e Contemporaneidade; |