Autor |
Gonçalves, Amanda dos Reis Santos; |
Orientador |
Portal, Cleber; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5491721289171337; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Neurociência e educação jesuítica; |
Resumo |
A neurociência pode contribuir com o processo de aprendizagem, ao esclarecer como o cérebro modifica ou cria comportamentos e como as redes neurais se estabelecem no processo de aprendizagem. Esta pesquisa visa contribuir com estas reflexões, ao utilizar-se de estudos bibliográficos de autores no campo da neurociência, como: Cosenza (2011), Guerra (2011), Henemann (2012), Izquierdo (2011) e Goleman (2012), entre outros. Num primeiro momento, foram elencados alguns estudos sobre a neurociência, assim como a estrutura cerebral e o funcionamento do sistema nervoso. Depois, foram registradas algumas contribuições da neurociência na prática da Educação Infantil e sobre o desenvolvimento cerebral da criança. Por fim, relacionamos os tópicos citados com a Pedagogia Inaciana,
elaborada a partir dos exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola. A partir desse estudo, concluímos que o educador, ao conhecer o funcionamento do sistema nervoso, pode utilizar-se de estratégias diferenciadas, dinamizar o ensino e favorecer uma aprendizagem mais significativa aos estudantes.; |
Abstract |
Neuroscience may contribute as a learning process when clarifies how the brain modifies or create behaviors and how the neural networks works in this process. This research aims to contribute to this reflex, when using bibliographic studies of neuroscience authors, such as: Cosenza (2011), Guerra (2011), Henemann (2012), Izquierdo (2011) and Goleman (2012), among other. First of all, some studies about neuroscience andcerebral structure functioning of the nervous system were select. Secondly, some neuroscience contributions were registered on child Education and on its development cerebral. Finally, we relate the topics
mentioned with Inacian Pedagogy, elaborated from the spiritual exercises of Saint Inacio de Loyola. Through this study, we conclude that an educator, to know the functioning of the nervous system, he can use different strategies, dynamize or teach, contributing with a significant learning process.; |
Palavras-chave |
Neurociência; Desenvolvimento; Aprendizagem; Educação infantil; Pedagogia inaciana; Neuroscience; Development; Learning; Child education; Inacian pedagogy; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2018-01-01; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7502; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Jesuítica: Aprendizagem integral, Sujeito e Contemporaneidade; |