Autor |
Guterres, Daniele Adriana Braz; |
Orientador |
Stock, Bianca Sordi; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5303379845814998; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Apontamentos sobre as emoções no contexto da educação integral de crianças pequenas; |
Resumo |
Este trabalho tem como tema as emoções no contexto da educação integral de crianças pequenas em escolas. Para isso foi feita uma revisão bibliográfica, baseada em alguns teóricos como Donald Winnicott, Henri Wallon e documentos oficiais que trabalham com a questão do desenvolvimento emocional, educação integral, afetividade no processo de aprendizagem. Realizei uma escuta com carater exploratório de alguns colegas educadores que atuam em uma escola privada de Porto Alegre. Com a finalidade de entender o que eles pensam a respeito do desenvolvimento socioemocinal, da afetividade e sua relação com a aprendizagem. As emoções possuem forte influência no processo de aprendizagem e a sua compreensão no contexto educacional é muito relevante, pois elas constituem também um aspecto fundamental no desenvolvimento humano. A escola precisa compreender a necessidade de tratar a criança para além de um mero receptador do conhecimento, mas interagir com afetividade para que a mesma possa construir relações de confiança contribuindo assim para a formação integral dos sujeitos.; |
Abstract |
This work has as its theme the emotions in the context of the integral education of small children in schools. For this, a bibliographical review was made, based on some theorists as Donald Winnicott, Henri Wallon and official documents that work with the issue of emotional development, integral education, affectivity in the learning process. I did an exploratory listening of some of my fellow educators who work in a private school in Porto Alegre. In order to understand what they think about socioemocinal development, affectivity and its relation to learning. Emotions have a strong influence on the learning process and their understanding in the educational context is very relevant because they are also a fundamental aspect in human development. The school needs to understand the need to treat the child beyond a mere receiver of knowledge, but to interact with affectivity so that it can build relationships of trust, thus contributing to the integral formation of the subjects.; |
Palavras-chave |
Emoções; Criança; Educação integral; Emotions; Child; Integral education; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2018-01-01; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7499; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Infantil; |