Resumo |
Ter, diariamente, o privilégio de acompanhar o nascimento de brincadeiras em um grupo de crianças, com idade entre 4 e 8 anos, de duas escolas de Educação Infantil de Porto Alegre/RS, e poder contemplar a espontaneidade e a criatividade florescer em cada uma delas, foi fator fundamental para a elaboração dessa escrita. O presente trabalho, de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil, traz reflexões sobre os espaços e recursos, que podem ser grandes potencializadores das brincadeiras, abordando aspectos relacionados ao contato com a natureza e os com materiais não estruturados de forma positiva para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à imaginação, à criatividade e, também, à produção de culturas. Neste sentido, buscou-se resgatar algumas concepções de infância, colher frutos semeados por autores, na tentativa de fundamentar ainda mais as ideias abordadas e, também, dar voz aos pequenos e grandes brincantes, para que possamos, juntos, seguir cultivando o brincar e, através dele, semear possibilidades com as crianças e para elas.; |