Resumo |
Compreendemos a avaliação da aprendizagem escolar como algo que se faz presente na vida de todos os estudantes, incluindo todas as faixas etárias, desde a mais tenra idade, de 0 a 6 anos, a qual designamos educação infantil. Na educação infantil, o excesso de atividades influencia sobre o tempo, o brincar e a intencionalidade, destacando que poucas instituições de educação infantil realizam um processo de avaliação a partir de uma abordagem teórica que venha a favorecer a construção de uma organização coletiva do processo de avaliação das crianças. Embora os instrumentos utilizados para socializar a avaliação das crianças procurem diferenciar-se dos que são utilizados no ensino fundamental, seus processos ainda parecem distanciados de uma orientação para a especificidade da educação infantil; na maior parte dos casos, parece não haver relações entre os instrumentos avaliativos, o referencial teórico que subsidia os PPP’s das instituições de educação infantil e os planejamentos construídos para os grupos de crianças. Neste artigo, procuro tecer reflexões sobre esse sistema de avaliação, a partir do estudo feito na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, produzidas no período de 2014 a 2017, escritas no Brasil, com o tema avaliação na educação infantil. Os apontamentos foram obtidos por meio de referenciais teóricos e dissertações que se referem ao tema. Compondo essa sustentação, dialogo com estudos de pesquisadores que me ajudam a pensar a avaliação, em cotejamento com outras questões intervenientes. Através do trabalho realizado, confirmou-se a reduzida existência de estudos sobre a avaliação na educação infantil.; |