Mostrar registro simples

Autor Moraes, Sandra Regina Ferreira de Moura;
Orientador Neto, José Teixeira;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Práticas de sala de aula para uma matemática inclusiva;
Resumo O presente trabalho pretende contribuir para incentivar as reflexões e discussões sobre a atuação dos professores de Matemática e suas práticas em sala de aula aplicadas aos estudantes com deficiência e portadores de transtornos globais do desenvolvimento, de múltiplos e variados graus de manifestação - que, para fins desta exposição, serão denominados simplesmente como alunos de inclusão -, em particular com o conteúdo da Geometria Plana no 8º ano do ensino fundamental. Pauta-se sobre o papel do professor na descoberta de caminhos que possibilitem, de forma significativa, a aprendizagem da Matemática para esses alunos. Para tanto, analisa-se a eficiência dos trabalhos desenvolvidos pelos docentes da referida etapa educacional, do Colégio Antônio Vieira, em Salvador- Bahia, grupo do qual faço parte. Além disso, pretende-se demonstrar que as atividades desenvolvidas e aqui descritas têm como objetivo aguçar a curiosidade dos alunos de inclusão, possibilitando-lhes uma ambiência favorável para uma aprendizagem significativa, mediante utilização de uma simbologia própria, em que o estímulo visual, a elaboração de portfólios e o uso de jogos e da tecnologia contribuem para o entendimento dos conceitos geométricos.;
Abstract The present work intends to contribute to encourage the reflections and discussions about the performance of Mathematics' teachers and their practices in the classroom applied to students with disabilities and carriers of global developmental disorders, of multiple and varied degrees of manifestation - that, for purposes of this exposition, will be denominated simply as inclusion students - in particular with the content of Flat Geometry in the 8th year of elementary school. It is based on the role of the teacher in the discovery of paths that allow, in a significant way, the learning of Mathematics for these students. To do so, we analyze the efficiency of the work carried out by the teachers of this educational stage, from Antônio Vieira School, in Salvador-Bahia, a group of which I am a member. In addition, it is intended to demonstrate that the activities developed and described here are aimed at enhancing students' curiosity of inclusion, enabling them a favorable environment for meaningful learning, using their own symbology, in which the visual stimulus, the portfolios, and the use of games and technology contribute to the understanding of geometric concepts.;
Palavras-chave Inclusão; Geometria plana; Prática e aprendizagem; Inclusion; Flat geometry; Practice and learning;
Tipo TCC;
Data de defesa 2018;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7392;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuítica: Aprendizagem integral, Sujeito e Contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística