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Perspectivas para os processos inclusivos no Colégio Anchieta

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metadataTrad.dc.contributor.author Vargas, Rosanita Moschini;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Klein, Rejane Ramos;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/7794555709395113;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Perspectivas para os processos inclusivos no Colégio Anchieta;
metadataTrad.dc.description.resumo Este estudo possui como objetivo investigar como se estruturam os processos inclusivos no Colégio Anchieta, escola da rede privada do município de Porto Alegre (RS). Esse colégio caracteriza-se como uma instituição da Companhia de Jesus. Assim, buscou-se estabelecer um eixo entre esses processos e o que preconizam os documentos que o embasam. Como metodologia do estudo, foram selecionados os documentos norteadores da instituição: a Pedagogia Inaciana (PI), o Projeto Político Pedagógico (PPP), o Projeto Educativo Comum (PEC), o Projeto de Inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais (NEE) e o Relatório de Ações e Atividades referentes ao tema Inclusão. Visando apontar nesses documentos o que se refere aos processos inclusivos, identificando as características que amparam a prática inclusiva, caracterizando como as práticas inclusivas organizavam-se e como hoje estão sendo pensadas na Instituição. Metodologicamente, o estudo caracterizase como pesquisa qualitativa descritiva exploratória de delineamento documental. Nas análises realizadas, foi possível identificar duas unidades de análise: a Histórica e a Vigente. A primeira apresenta através dos documentos as crenças da Instituição e como os processos inclusivos eram deliberados e normatizados; a segunda expõe como a Instituição vislumbra na atualidade os processos inclusivos, investindo em formação continuada, projetos de inclusão de alunos com NEE e a implementação do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Diante das unidades de análise, entende-se que os processos inclusivos da Instituição, a qual se encontra em processo de mudança, conjectura novos estudos, os quais possam elucidar para além de uma análise documental, os processos enquanto prática, a escuta dos professores, identificando como percebem esses processos em relação aos alunos que se declaram ou não com deficiência. Com isso, entende-se que os resultados são parciais, necessitando de um cruzamento com os dados apontados.;
metadataTrad.dc.subject Educação Jesuítica; Pedagogia Inaciana; Processos Inclusivos; (In)Exclusão;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2018;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7391;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Especialização;
metadataTrad.dc.curso Educação Jesuítica: Aprendizagem integral, Sujeito e Contemporaneidade;


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