Autor |
Siqueira, Rosângela Wilhner; |
Orientador |
Stock, Bianca Sordi; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5303379845814998; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Aspectos relevantes da contribuição da literatura infantil no desenvolvimento socioemocional de crianças de 4 a 5 anos; |
Resumo |
O presente artigo busca discorrer alguns aspectos relevantes da contribuição da literatura infantil para o desenvolvimento sócio emocional das crianças de 4 e 5 anos de idade. Já é de vasto conhecimento que, a oferta e exploração com as crianças desse tipo de literatura impacta positiva e intensamente o desenvolvimento cognitivo dos infantes. Dessa forma, o mundo literário, através da fantasia, proporciona para a criança uma experiência de construção e compreensão do significado do mundo e de si mesmo. Em suma, especificamente esse trabalho se propõe a destacar a intercessão com as dimensões afetivas, psíquicas e sociais, com destaque ao conceito de construção do self de D. Winnicott.; |
Abstract |
This article aims to describe some relevant aspects of the contribution of children 's literature to the socioemotional development of children of 4 and 5 years of age. It is already widely known that the supply and exploitation with children of this type of literature positively and intensely impacts the cognitive development of infants. In this way, the literary world, through fantasy, provides the child with an experience of building and understanding the meaning of the world and of himself. In short, specifically, this work aims to highlight intercession with the affective, psychic and social dimensions, with emphasis on the concept of self-construction by D. Winnicott.; |
Palavras-chave |
Literatura infantil; Infância; Desenvolvimento sócio emocional; Self; Children's literature; Childhood; Socio-emotional development; Self; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2018; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7390; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Infantil; |