Resumo |
Este trabalho é um relato da experiência como professora regente de uma turma da educação infantil, realizada no de 2017, com treze crianças, com idades entre dois a quatro anos, alunas de uma escola particular localizada na cidade de Porto Alegre. Meu objetivo principal foi analisar como as crianças registram/ narram o lugar em que residem e para isso, busquei analisar as suas conversas e registros gráficos, separando-os em três categorias de análise. Utilize-me de autores como Yi-Fu Tuan (2013), Aldo Fortunati (2014), Jader Lopes (2012), Fernanda Muller (2007), entre outros para maior aprofundamento teórico. Os resultados desse trabalho apontam para (1) as crianças trazem referências simbólicas,afetivas e subjetivas para falar do lugar em que vivem. (2) seus interesses e curiosidades perpassaram o mapa da nossa cidade e demonstraram desejo de conhecer outros lugares do continente. (3) elas buscaram identificar o espaço sideral e trouxeram seus entendimentos e concepções para compreender o universo. Buscou-se relatar a experiência desse trabalho com crianças pequenas, com intuito de destacar o quanto elas são protagonistas do seu crescimento, construir seus mapas e compartilhar suas ideias e percepções sobre o que lugar em vivem.; |