Autor |
Severa, Júlya Helena Minas Novas dos Santos Macedo; |
Orientador |
Mariucci, Sérgio Eduardo; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2953498380644384; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Autonomia no espaço escolar no estudante das séries iniciais do ensino fundamental; |
Resumo |
A autonomia gera indivíduos capazes de governarem a si próprios, o que significa levar em consideração fatores relevantes, para decidir agir da melhor forma para si e para o outro. Com isso, a autonomia deve ser principio básico das práticas pedagógicas na formação integral de estudantes. O intuito desse estudo é refletir sobre o trabalho com o desenvolvimento da autonomia em nossos estudantes e seu impacto na aprendizagem, na ação, buscando, a transformação, uma inovação no jeito de aprender; no qual o estudante será protagonista do processo e a educação terá foco na pessoa, em suas potencialidades e interesses. O papel do educador nesse processo é de fundamental importância. É importante pensar em um professor pesquisador, curioso, investigador, criativo, inovador e acreditar num espaço de democracia, para a autonomia, no estudante desde as séries iniciais da escolaridade básica.; |
Palavras-chave |
Autonomia; Desenvolvimento para a autonomia; Educador; Professor; Aprendizagem integral; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2018; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7387; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Jesuítica: Aprendizagem integral, Sujeito e Contemporaneidade; |