| Autor | Severa, Júlya Helena Minas Novas dos Santos Macedo; |
| Orientador | Mariucci, Sérgio Eduardo; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/2953498380644384; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Título | Autonomia no espaço escolar no estudante das séries iniciais do ensino fundamental; |
| Resumo | A autonomia gera indivíduos capazes de governarem a si próprios, o que significa levar em consideração fatores relevantes, para decidir agir da melhor forma para si e para o outro. Com isso, a autonomia deve ser principio básico das práticas pedagógicas na formação integral de estudantes. O intuito desse estudo é refletir sobre o trabalho com o desenvolvimento da autonomia em nossos estudantes e seu impacto na aprendizagem, na ação, buscando, a transformação, uma inovação no jeito de aprender; no qual o estudante será protagonista do processo e a educação terá foco na pessoa, em suas potencialidades e interesses. O papel do educador nesse processo é de fundamental importância. É importante pensar em um professor pesquisador, curioso, investigador, criativo, inovador e acreditar num espaço de democracia, para a autonomia, no estudante desde as séries iniciais da escolaridade básica.; |
| Palavras-chave | Autonomia; Desenvolvimento para a autonomia; Educador; Professor; Aprendizagem integral; |
| Tipo | TCC; |
| Data de defesa | 2018; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7387; |
| Nivel | Especialização; |
| Curso | Educação Jesuítica: Aprendizagem integral, Sujeito e Contemporaneidade; |