Autor |
Knecht, Mariana Lima; |
Orientador |
Vasconcelos, Queila Almeida; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2390470429201960; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
As datas comemorativas na escola em relação com os princípios éticos, políticos e estéticos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; |
Resumo |
Neste trabalho procuro refletir sobre como as datas comemorativas são abordadas na Educação Infantil, com o objetivo de discutir a maneira como algumas comemorações são descontextualizadas e não priorizam a especificidade das infâncias e sas crianças. Muitas escolas optam, ainda hoje, por organizar seus currículos usando as datas comemorativas como elemento norteador do planejamento. Esse foi um recurso adotado em um período histórico no qual se constituía uma ideia de escola de Educação Infantil. Considerando que atualmente, já temos construída uma reflexão aprofundada sobre essa etapa da educação básica, que viabilizou a elaboração de documentos legislativos como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e mais recentemente a Base Nacional Comum Curricular, podemos pensar em propostas que tracem novos rumos para constituir uma escola para crianças pequenas. Tendo como pano de fundo os princípios Éticos, Estéticos e Políticos que sustentam a atual legislação para a Educação Infantil brasileira, busquei analisar algumas datas comemorativas em contraste com um currículo que proporcione um cotidiano de experiências significativas para as crianças.; |
Palavras-chave |
Datas comemorativas; Participação das crianças; Educação infantil; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2018; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7385; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Educação Infantil; |