RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Gestão escolar na perspectiva da educação jesuítica: desafios e experiências para formação integral nas escolas da rede Jesuíta de educação

Mostrar registro simples

Autor Rocha, Maria Dalva Soares;
Orientador Mariucci, Sérgio Eduardo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2953498380644384;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Gestão escolar na perspectiva da educação jesuítica: desafios e experiências para formação integral nas escolas da rede Jesuíta de educação;
Resumo Este estudo aborda a gestão escolar na perspectiva da Educação Jesuítica, frente aos desafios e experiências para uma formação integral. Com o intuito de atendermos a este objetivo, apresenta-se as ações desenvolvidas pela Companhia de Jesus, por meio da Rede Jesuíta de Educação, em Teresina. Busca-se compreender todo o processo capaz de garantir a aprendizagem integral em um novo contexto e em diferentes necessidades, revelando conhecimentos e habilidades necessárias aos gestores. A pesquisa estimula reflexões sobre as práticas dos gestores, as expressões e interações que eles estabelecem nos processos com alunos, famílias, comunidades e colaboradores. A metodologia utilizada configura-se em uma pesquisa bibliográfica, documental e de natureza qualitativa. Utilizou-se, na fundamentação teórica da pesquisa, autores como: Luck (2009), Storck (2016) e Klein (2015). Por meio do estudo, percebe-se que muitos são os desafios, mas as escolas que priorizam o modelo de gestão em que o poder é serviço e a liderança é espaço de compartilhamento de poder e de responsabilidade estão conseguindo dialogar com mais facilidade e mostrar que a gestão deve ser compartilhada na busca de resultados, pensando na formação integral do ser humano como pessoa, criatura amada por Deus.;
Palavras-chave Gestão educacional; Espiritualidade; Formação integral;
Tipo TCC;
Data de defesa 2018;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7384;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuítica: Aprendizagem integral, Sujeito e Contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística