Resumo |
As identidades de gênero dizem respeito aos modos pelos quais os sujeitos se identificam, social e historicamente, como masculino e feminino. O cinema é uma ferramenta utilizada para compreender representações culturais, já que promove um incitamento de discursos. Dessa forma, este trabalho buscou discutir as representações sociais que operam na constituição das questões das identidades de gênero a partir das animações cinematográficas dos contos de fadas – narrativas da mídia na constituição do feminino e masculino. O procedimento metodológico consiste em pesquisa bibliográfica e análise fílmica das animações cinematográficas dos contos de fadas. A escolha do material empírico baseou-se na seleção das animações cinematográficas dos contos de fadas dos estúdios Walt Disney Pictures e DreamWorks Animation do século XX e do início do século XXI, totalizando 26 obras. Para as análises foram utilizados como referencial teórico os Estudos Culturais e os Estudos de Gênero, a partir de uma perspectiva pós-estruturalista. Observa-se que os contos de fadas tradicionais reforçam estereótipos de gênero e paradigmas femininos de dominação, além de reafirmarem que o modelo ideal de mulher é a submissão frente ao poder patriarcal, em contrapartida, as produções contemporâneas, expressam uma crítica em denúncia ao patriarcado e uma possível ruptura dos valores tradicionais e trazem representações que rompem com os padrões arquetípicos normatizados. As animações cinematográficas expressam uma mútua influência na sociedade, bem como a sociedade influencia tais produções, o qual as representações de gênero são legitimadas ou marginalizadas, produzindo um repertório de modelos e padrões naturalizados na sociedade.; |